EnglishItalianPortugueseSpanish

share

5 tradições e costumes portugueses que você tem que conhecer

Se você é uma daquelas pessoas que fica encantada com os países europeus, então precisa conhecer as tradições e costumes portugueses que separamos para você. Vem ler!

As tradições e costumes portugueses são riquíssimos e já viraram um patrimônio, afinal, esse foi um dos maiores impérios que já existiu, ao passo que já são 839 anos de história, fato que o torna a mais antiga nação da Europa. 

Tudo isso aconteceu graças a localização geográfica, herança de continentes como a África, América, Ásia e de suas civilizações, que passaram por lá, tais como os fenícios, romanos, mouros, germânicos, ibéricos e celtas. Além dessas culturas, há ainda muitas outras vantagens que contribuíram para tal como o solo fértil e clima ameno.

Então, se você pretende ser um dos milhares de turistas que pretende visitar esse destino, ou então morar lá, não deixe de conferir a lista de tradições e costumes portugueses que preparamos abaixo para você!

Tradições e costumes portugueses

Abaixo, você confere algumas das principais tradições e costumes portugueses, espia só.

  • Azulejo

Quando você estiver no país, independente do lado para o qual olhar uma coisa é certa: haverá sempre um azulejo azul e branco presente na arquitetura decorativa. 

Ele é uma prova viva daquela herança cultural que falamos acima, uma vez que sua origem é muçulmana e trazido por espanhóis. E só começou a ser produzido nas terras lusitanas no fim do século XV, atingindo sua produção no século XVIII.

Assim sendo, se você quer saber mais sobre sua história é muito fácil, pois há até um espaço dedicado só para ele. O Museu Nacional do Azulejo fica na capital, Lisboa. Ilustra-se a sua história, mas basta andar de comboio pelo país, visitar cidades ou andar no Metro da capital para apreciar belos exemplos desta arte decorativa tão característica de Portugal. Entretanto, se você é mais chegado a museus a céu aberto, a cidade de Ovar pode ser perfeita para um tour.

principais tradições e costumes portugueses

  • Fado

Considerado pela Unesco um Património Imaterial da Humanidade desde 2011, esse é o gênero musical mais conhecido em todo o mundo. Os instrumentos mais utilizados nas canções são os violões de doze cordas, a viola e os baixos de 8 cordas.

Nascido na região de Lisboa, ele remonta ao século XIX, mais especificamente a década de 1820 e por estar relacionado a elementos como o mar, há quem o associe aos ritmos africanos e árabes e, claro, à música tradicional dos marinheiros portugueses.

Caracterizado pelo tom melancólico e dramático, ele aborda temas como a dureza da vida cotidiana, situações complexas, paixão, desilusão, saudade e faz até mesmo críticas sociais onde equilibra todos esses assuntos entre o resigno e a esperança.

O Museu do Fado, no bairro de Alfama, em Lisboa é o local perfeito para que os turistas possam se familiarizar com esse estilo.

 

tradições e costumes portugueses fado
Fadista Carminho

 

  • Literatura e as tradições e costumes portugueses

Berço dos grandes poetas como Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago, é impossível falar de Portugal e não mencionar a literatura. 

É aqui que está, por exemplo, a livraria mais antiga do mundo reconhecida inclusive pelo Guinness Book! Localizada em Lisboa, na Rua Garrett, bairro de Chiado, a Bertrand nasceu em 1732.

 

José Saramago

 

  • Gastronomia e vinhos

Não poderíamos falar de tradições e costumes portugueses sem mencionar aquela que é considerada uma das melhores gastronomias do mundo. A culinária portuguesa também proporciona momentos deliciosos, pois eles valorizam as refeições acima de tudo. Para isso investem muito tempo na preparação dos pratos, são atentos aos horários das refeições, desfrutam dos alimentos, gostam de fartura, de receber e de compartilhar. 

Portugal ganhou esse título por apostar em alimentos que combinam com o clima local e graças a qualidade de seus produtos provenientes de um bom solo e da proximidade com o mar, tendo assim a combinação de sabores de mar e terra, nas suas riquíssimas referências atlânticas e mediterrâneas e aqui podemos citar, por exemplo, o pão, a sardinha, o azeite e as azeitonas. Já com os descobrimentos vieram as especiarias, o açúcar, a batata e o feijão. 

Assim sendo, alguns dos maiores destaques gastronômicos portugueses são sem dúvidas o bacalhau, o vinho do porto e o pastel de nata. Além disso, recentemente a Unesco deu a Portugal a posse da Dieta Mediterrânea.

Assim, também não poderíamos deixar de lembrar dos romanos, bem como os fenícios e os cartagineses, que com suas técnicas de cultivo e produção fizeram o país ser famosíssimo por produzir os melhores vinhos do mundo (que, pasmem, de certa forma são baratos!) graças a grande diversidade de castas de uvas – a maior do continente europeu – e que hoje já conta com diversas premiações internacionais. Hoje, o país mostra que está crescendo no ramo, sendo um dos dez principais países produtores, com 4% do mercado mundial.

 

tradições e costumes portugueses pastel de nata

Leia também:
[Fique por dentro] Quais as vantagens da cidadania portuguesa?
Conheça as 10 melhores cidades de Portugal para morar

 

  • Festa populares

Se há algumas coisas que representam bem as tradições e costumes portugueses, elas são, com toda a certeza, as festas populares e romarias que atraem milhares de pessoas.

Essas celebrações comemoradas anualmente são sempre muito alegres e estão, em sua maioria, ligadas a motivos religiosos cristãos, geralmente celebrando a honra dos santos, e o país tem diversos santos populares! Entretanto, elas tornam-se os motivos perfeitos para apresentar muita comida, trajes, música, dança e elementos típicos do país.

 

 

E você, já teve a oportunidade de participar, ver ou experimentar alguma das tradições e costumes portugueses? Então conta aqui para a gente, nos comentários, como foi a sua experiência. 

Com informações de: natgeo.pt; visitportugal.com; queroviajarmais.com; portugal-live.net; viladonpatto.com.br; maestrovirtuale.com. 

 

 

Leia nosso blog