EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Pensa em um dia passar o Natal em Portugal? Então você precisa conhecer essas 5 tradições do Natal em Portugal que separamos especialmente para você. Vem ler mais!

O Natal em Portugal, com certeza, tem algumas particularidades que faz com que essa época do ano seja uma delícia. E por lá, os programas natalinos já começam no final de novembro.

Entretanto, as diferenças com o Brasil já começam com a estação do ano, pois o Natal em Portugal acontece bem na virada do outono para o inverno. Então você encontrará aquele friozinho delicioso, um fato que, cá entre nós, faz o clima natalino ser ainda maior!

Entre as tradições portuguesas, que variam muito de uma região para a outra, estão os doces típicos, a religiosidade, iluminações, mercados temáticos e desfiles. Vem saber mais sobre cada uma delas!

Confira algumas tradições do Natal em Portugal

Dá só uma olhada nessas tradições do Natal em Portugal que fazem com que essa data comemorativa seja ainda mais gostosa!

  • Desfiles e paradas

Você encontrará ao menos uma em cada uma das grandes cidades, pois essas são celebrações muito populares. Mas, mesmo sendo superorganizadas e com um povo muito educado, elas ficam totalmente lotadas. Então chegue cedo para conseguir um bom lugar e ver muita gente encantada e feliz em ver o Pai Natal, como é conhecido o Papai Noel por lá.

Natal em Portugal

  • Muitas luzes no Natal em Portugal


Se tem uma coisa que os portugueses amam é enfeitar suas casas, tanto por dentro, quanto por fora com muitas, mas muitas luzes. 

Enquanto isso, os natais de luzes também são populares nas ruas, pontos turísticos e comércios de praticamente todas as cidades, sejam elas grandes ou pequenas. Nada fica de fora e toda essa combinação fica linda demais! 

  • Mercados de Natal

Se tem uma coisa que é muito tradicional e que assume um grande espaço em Portugal nessa época do Natal são, com certeza, os mercados de Natal. E não poderia ser diferente, afinal esse é um dos programas mais gostosos de se fazer nessa época do ano.

Natal em Portugal feira

Os principais mercados de Natal em Portugal são:

* Mercado de Natal, UTAD

* Mercado Natalício, Vila Nova de Cerveira

* Mercado à Mão de Natal, Viana do Castelo

* Mercado de Natal do Porto

* Natalis, Feira Internacional de Lisboa

  • Doces típicos

A consoada, como é chamada a ceia, é muito famosa pelos incríveis doces portugueses de dar água na boca, pois vários deles são feitos somente nessa época do ano. 

O principal elemento, aquele que definitivamente não pode faltar nas mesas, é o Bolo Rei. De origem francesa, ele foi trazido a Portugal no final do século XIX. Recheado com frutas cristalizadas, frutos secos, passas e nozes, seu formato lembra uma espécie de rosca. Os portugueses costumam falar que a cor da massa se refere ao ouro, as frutas cristalizadas a mirra e o perfume ao incenso.


E não poderíamos finalizar esse tópico sem lembrar dos mais diversos “Fritos de Natal”: Rabanada e Fatias Douradas, Sonhos, Coscorões, Azevias e Filhoses. Todos clássicos consistentes, mais massudos e, claro, fritos. 

 

  • Religiosidade

Além disso, por ser um país extremamente católico, outra questão muito forte para eles é a religião. E é justamente por isso que o Natal é uma data tão importante, onde eles mantêm o espírito de comunhão e a família toda reunida.

Em quase todas as principais igrejas do país, à meia-noite, há a Missa do Galo. Já nas ruas, vitrines de lojas e lares portugueses é praticamente impossível encontrar um que não tenha um lugar especial para o presépio.

Já em outras regiões como, por exemplo, Bragança, Guarda e Castelo Branco, existe a tradição de queimar um madeiro no terreno da igreja durante a noite. Essa grande fogueira serve como ponto de encontro para reunir amigos e vizinhos e desejar um Feliz Natal.

BÔNUS!

Conheça a programação de Natal de algumas cidades em Portugal:

Lisboa

https://www.lisboa.pt/

Porto

https://www.agoraporto.pt/

Cabeça

https://cabecaaldeianatal.pt/

Penela

https://www.penelapresepio.com/

Leiria 

https://www.facebook.com/leiriacidadenatal/

Esperamos que com os tópicos acima você consiga programar de um dia passar o seu Natal em PortugalHO HO HO! Feliz Natal!

Com informações de: visitportugal.com; cultuga.com.br; cultuga.com.br; homify.com.br; natgeo.pt

Leia nosso blog