EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Sim, é possível conseguir emprego na Europa mesmo estando no Brasil e nesse texto nós vamos te dar algumas dicas sobre como fazer.

Depois de conquistar a cidadania europeia, conseguir um emprego na Europa seria um sonho não é mesmo?! Afinal, esse é um dos continentes mais procurados pelos brasileiros que desejam conquistar um emprego no exterior, pois o mercado de trabalho, as vagas ofertadas e os salários são, com certeza, uma das primeiras coisas que você já deve ter pesquisado. 

Entretanto, essa não é uma tarefa para quem busca facilidade e se você não sabe por onde começar, fique tranquilo, pois abaixo nós vamos te dar algumas dicas. Vamos lá?

Como conseguir emprego na Europa?

Abaixo, você confere algumas dicas para conseguir emprego na Europa mesmo ainda estando no Brasil.

Falar Inglês

Independente do país para o qual você vá, esse é o idioma fundamental para qualquer pessoa, pois muitas das empresas internacionais falam inglês, já que tem colaboradores do mundo inteiro. E essa é a primeira dica, pois você terá que falar no telefone, durante as entrevistas em vídeochamadas, nas negociações. Ou seja, comece a praticar desde já!

conseguir emprego na europa

Saiba o idioma do país 

Além de saber inglês, conhecer a língua nativa também garante muitos pontos para quem deseja conseguir emprego na Europa. Mas, se você não é expert, isso não será um grande obstáculo, uma vez que entre as vantagens do continente está o fato de ter alguns idiomas fáceis de aprender, como o português de Portugal e o italiano.

Faça networking

Geralmente falamos sobre fazer conexões com pessoas, sejam elas colegas de turma, professores, conselheiros estudantis e qualquer outra pessoa que tenha experiência no segmento que você está buscando uma oportunidade. 

Mas, na verdade, não devemos focar apenas nelas, mas sim nas conexões empresariais. Principalmente porque os europeus possuem a cultura de confiar mais em indicações do que em currículos.

Dessa forma pense em como você consegue contribuir para a empresa. Vale tudo, seja um trabalho voluntário em uma instituição de caridade, a participação em algum evento que é importante para eles, ou até mesmo criar alguma função extra fora do horário de expediente e que sabe que somaria para a empresa. Esse conselho é importantíssimo, pois você levará algo bacana e agregará valor, e assim será memorável para a empresa. 

conseguir emprego na europa voluntariado

Esteja nas redes sociais

Se tem uma ferramenta importantíssima para conseguir um emprego na Europa e que vem crescendo de forma exponencial é o LinkedIn.

Você tem que estar nele e ser uma pessoa ativa, pois todos o utilizam, desde recrutadores até empresas. Assim sendo, uma das dicas mais importantes é ajustar as configurações para usá-lo em inglês. Aproveite também e peça para alguém revisá-lo, seja um professor ou uma pessoa que fale fluentemente o idioma, pois é sempre bom uma ajuda com cargos e termos. 

conseguir emprego na europa linkedin

Invista sempre em um currículo bem elaborado

Essa é também uma das dicas mais importantes para quem está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho europeu, independentemente do país. 

Então, lembre-se que ele deve ser todo elaborado na língua do país ao qual deseja conquistar a vaga. Como mencionamos acima, os europeus valorizam muito os profissionais que focam nesse detalhe. 

Então, mãos à obra, invista na personalização para chamar a atenção dos recrutadores. Depois lembre-se de ter clareza de informações, deixá-lo bem objetivo, completo, com os conhecimentos específicos. Se você estiver enviando os currículos por e-mail é sempre legal incluir uma carta de apresentação e até mesmo uma indicação de alguma empresa que já tenha trabalhado anteriormente.


Faça cursos! 

Fazer cursos técnicos, de graduação ou de pós-graduação que sejam voltados para a área de atuação na qual está de olho poderá te ajudar a conseguir emprego na Europa.

Opte por empregos que estão em alta 

Uma boa possibilidade para quem quer conseguir emprego na Europa é procurar por vagas de demanda alta entre os empregadores, mas com baixa procura entre os locais.

Um bom exemplo é o fato de o LinkedIn – sim, sempre ele – ter analisado os anúncios para empregos em regime de teletrabalho na Europa. Foram considerados anúncios publicados entre 1 de março e 31 de maio em seis países do Velho Continente. Com isso, a plataforma pode descobrir que há 12 profissões ou funções que se destacam.

– Reino Unido: Marketing e Data analyst;

– França: Marketing manager e Legal officer;

– Alemanha: Representante de customer support e Engenheiro de Java software;

– Espanha: Representante de customer support e Key account manager;

– Holanda: Representante de customer support e Assistente administrativo;

– Itália: Representante de customer support e Assistente administrativo.

Pesquise em sites confiáveis

Em qualquer país europeu é possível encontrar sites destinados a pessoas que desejam conseguir um emprego na Europa. Alguns dos mais confiáveis são:

Indeed; 
Trovo Lavoro (Itália);
CV Library (Inglaterra);
Infoempleos (Espanha);
Keljob (França);
Recruit Ireland (Irlanda).

Semelhantemente, a própria Comissão Europeia tem um site que disponibiliza algumas vagas aqui.

Gostou das dicas? Então aproveite, pois, o mercado europeu está voltando a ficar aquecido e da mesma forma há a abertura de muitas novas empresas na Europa. 

Com informações de: executivedigest.sapo.pt; ec.europa.eu; napratica.org.br; exame.com; youtube.com; vidamochileira.com.br.

Leia nosso blog