EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quer saber como é morar em Pisa? Vem saber tudo

Morar em Pisa é respirar jovialidade em uma das cidades mais antigas e tranquilas da Itália. Famosa por sua história, arquitetura, centro universitário e pontos turísticos você não vai se arrepender. Vem saber o porquê!

Já pensou em morar em Pisa? Acontece que há toda uma Itália além de Roma e Milão. Ou seja, se você está pensando em arrumar as malas e se mudar para o país da bota, nós aconselhamos que faça a pesquisa de melhores cidades com a mente aberta, pois há diversas regiões maravilhosas, cheias de diferenças entre elas, onde será possível aprofundar-se no idioma, arrumar um bom emprego, economizar uma graninha, apreciar a gastronomia e a arquitetura, aprender história e, claro, conhecer muita gente legal!

Como mencionamos acima, abaixo nós vamos te contar sobre como é morar em Pisa, a cidade que está localizada em uma das mais belas regiões da Itália: a Toscana. Vem conferir tudo!

morar em pisa

Já pensou em morar na Toscana?

 A Toscana é uma região localizada na Itália Central que conta com, mais ou menos, 3,7 milhões de habitantes.

Há quem diga que essa é a mais representativa e italiana de todas as regiões. Primeiramente por ser uma das mais belas e por unir, praticamente, todas as características do país em um só lugar.  Lá é um local com muita história, onde são produzidos alguns dos mais famosos vinhos do mundo e, também, onde está uma das maiores concentrações de obras de artes.

Como cada região tem sua capital, lá não seria diferente e é a cidade de Florença quem recebe esse título.

morar em pisa toscana

Leia também:
Conheça os 15 sobrenomes mais populares na Itália
Quer saber como é morar em Verona? Vem conferir tudo

Morar em Pisa

 Entretanto, hoje falaremos de uma região que fica a pouco mais de uma hora de Florença. Já sabe de quem estamos falando? Não? Então vamos te dar mais uma dica: ela é famosa por sua torre inclinada, a Torre de Pisa. Siiim, vamos te contar como é morar em Pisa. Por isso, antes de mais nada, você precisa saber é que há toda uma vida que vai muito além dela.

Antiguíssima, Pisa foi fundada por gregos vindos do Peloponeso após a guerra de Tróia. Então se você pretende morar em Pisa já vá sabendo que essa é uma cidade tranquila, mas muito jovem, devido à grande quantidade de estudantes. Lá também é onde você encontrará a preservação da arquitetura com os lindos prédios com tons amarelados e janelas verdes com muitas roupas no varal.

morar em pisa arquitetura

Alguns dados sobre morar em Pisa

– A sétima maior cidade da Toscana com cerca de 90 mil habitantes.

– A cidade foi inspiração para a grande obra “A Divina Comédia” de Dante Alighieri.

– O físico Galileu Galilei e o tenor Andrea Bocelli são algumas das pessoas famosas que nasceram por lá.

Custo de vida para quem pretende morar em Pisa

Essa é uma das cidades mais baratas do país. Dá só uma olhada:

Aluguel

Um apartamento de um quarto no centro custa em torno 650 euros.

Contas básicas

A soma da luz, água, aquecimento, arrefecimento e lixo fica em torno de 137,24 euros.

Transporte mensal

Uma pessoa desembolsará em torno de 25 euros.

Transporte

Não há voos diretos entre Brasil e Pisa, então o correto é voar até uma capital europeia e, depois, pegar um voo até o Aeroporto Galileo Galilei, o mais importante da Toscana, que fica a menos de cinco quilômetros do centro histórico de Pisa.

Chegar de carro em Pisa não é um problema. As estradas toscanas são boas e o trânsito na cidade não é caótico, entretanto há alguns locais da região onde não é permitida a entrada de carro, como no centro histórico de Pisa, por exemplo.

Por esse motivo, lá é comum que as pessoas utilizem o transporte público, uma vez que todas as regiões são muito próximas e o transporte funciona superbem. A estação Pisa Centrale, por exemplo, é uma das mais movimentadas da Toscana, pois é muito bem conectada e fica a três quilômetros do centro histórico.

morar em pisa educacao

Educação

 Conhecida por ser um centro universitário, a cidade possui uma renomada universidade, que atrai muitos estudantes anualmente.

A Università di Pisa foi fundada em 1343, fato que a caracteriza como uma das mais antigas da Europa e uma das mais prestigiadas da Itália. Lá, por exemplo, já lecionaram professores que ganharam o prêmio Nobel.

Ela abriga diversos centros de pesquisa de alto nível, com destaque para o Jardim Botânico Acadêmico, o mais antigo da Europa, que foi fundado em 1544.

Trabalho

Infelizmente não há muitas vagas de emprego em Pisa, pois não há muitas opções. Por esse motivo, muitas pessoas deslocam-se até Florença ou Livorno (especialmente no verão) para poder trabalhar.

Contudo, há algumas áreas com mais oportunidades: marceneiros, mecânicos, turismo e TI.

Alimentação

De forma geral, cozinhar na Itália é barato. Na cidade, um casal precisa desembolsar em torno de 400 euros com o supermercado. Em Pisa, comer fora também não é tão caro quanto em outras cidades da região. Uma refeição, para uma pessoa, em um restaurante econômico sairá por, mais ou menos, 15 euros. Porém, por se tratar de uma cidade turística nossa dica é: evite os restaurantes que estão muito próximos a pontos turísticos. Vale a pena andar algumas quadras a mais.

Na região da Toscana há um prato que é muito famoso. O “Pappardelle al cinghiale”. Uma massa de parpadelle com molho de javali. Na verdade, nessa região, a carne de javali está presente em muitos pratos.

Mas, como você pretende morar em Pisa, saiba que lá a gastronomia é simples e mistura muitos ingredientes do mar com os da terra. Famosos por aqui também estão o pão toscano (sem sal), a trufa, os vinhos e os azeites de oliva.

Alguns pratos típicos:

– Minestra di pane e ribollita – Sopa de pão e legumes

Feita com vegetais, especialmente repolho, picados de forma rústica e cozidos junto com pão duro amanhecido. Acontece que antigamente os camponeses aproveitavam as sobras do dia.

– Arroz com trufas à moda pisana

Risoto, aromatizado com trufas da região e lascas de trufas brancas raladas.

– Bordatino alla pisana

Feito de farinha de milho é semelhante a uma polenta muito líquida com feijão e repolho.

– Mucco pisano – Bife de Pisa

A vaca derivada do cruzamento da raça Alpine Brown com os touros originais do parque natural de San Rossore.

– Baccalà alla pisana – Bacalhau salgado à moda pisana

Bacalhau cozido com alho-poró, tomate e azeite de oliva.

– Torta co’bischeri

Torta recheada com uma mistura de arroz, chocolate, uvas passas, pinhões e frutas cristalizadas. A mistura do recheio é aromatizada com noz-moscada e licor.

– Torta ai pinoli di San Rossore – Bolo de pinhão de São Rossore

Os pinhões do Parque San Rossore são um produto típico. Devido a qualidade existem muitas sobremesas. Aqui o bolo é feito à base de pão de ló.

A famosa Torta Co’bischeri

Lazer

Morar em Pisa pode ser bem animado, pois a cidade conta com uma vida noturna agitada, mesmo com poucas casas noturnas. Aos fins de semana, os estudantes costumam lotar os bares e as ruas do centro da cidade.

No dia 16 de junho acontece a principal festa da cidade, a Luminara, onde as luzes são apagadas e substituídas por mais de 70 mil velas. Essa é uma homenagem a San Ranieri, padroeiro da cidade. Já no dia 17 é feita uma regata.

Morar em pisa também é perfeito para quem gosta de palácios medievais, igrejas, museus e jardins. Palazzo Blu, Museo Nazionale di Palazzo Reale, Museo Nazionale de San Matteo, Giardino Scotto, horto botânico e o Lungarno delle Piagge.

A cidade é também forte em matéria de comércio com ruas destinadas a ele e muitas feiras sejam elas de comidas típicas, frutas, roupas ou artesanato.

Principais pontos turísticos

 Para quem não sabe, lá também está localizada uma das praças mais belas do mundo, a Piazza dei Miracoli! Lá é o local onde está o maior e mais belo conjunto arquitetônico da Europa. Para chegar é fácil, tanto a pé como da estação.

A praça começou a ser construída no século XI, mas só foi finalizada no XIX e atualmente é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Desde o tempo dos etruscos ela é considerada um importante centro religioso, tanto que os três monumentos que estão localizados ali – Cattedrale Santa Maria Assunta (Duomo di Pisa), Battistero di San Giovanni, Camposanto Monumentale e, claro, o Campanário mais conhecido como Torre de Pisa – foram construídos para represoentar o nascimento, a vida e a morte do homem.

Além disso, ela também deveria representar a riqueza de Pisa, ou seja, todo o poder que a cidade tinha naquela época, principalmente por causa da república marinheira da cidade.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre como é morar em Pisa? Se souber de mais alguma dica ou informação de como é morar na cidade, conta para gente nos comentários, queremos saber!

 

Com informações de: infojobs.it; ilsole24ore.com; youtube.com; maboutpisa.info; guia.melhoresdestinos.com.br; unipi.it

Leia nosso blog