EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Conheça as 10 melhores cidades de Portugal para morar

Quais as melhores cidades de Portugal para morar é um dos assuntos que mais atraem empresários e estudantes brasileiros. Por isso, a seguir nós te contamos um pouco mais sobre 10 delas.

Saber quais são as melhores cidades de Portugal é um assunto importantíssimo, uma vez que esse é um dos países que mais atraem brasileiros. E, sem dúvidas, ele tem muito a oferecer para quem deseja mudar-se a trabalho, para quem deseja estudar ou até mesmo para quem já mora no país.

Só para que você possa ter uma ideia, segundo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) ao jornal português Público, o número de brasileiros morando em Portugal aumentou 43% em um ano. Dessa forma passou de 105.423 em 2018 para 150.854 em 2019. Ou seja, atualmente os brasileiros representam um em cada quatro imigrantes em terras portuguesas.

A seguir vamos falar sobre o lado bom de dez das melhores cidades de Portugal. Locais com qualidade de vida, saúde, educação, bons preços, lazer, área verde, trabalho e boas acomodações.

Confira as 10 melhores cidades de Portugal para morar

Abaixo, você confere as melhores cidades de Portugal para se viver e os motivos para elas estarem aqui na nossa lista. 

  • Aveiro

Com cerca de 55.000 habitantes, ela está situada na região central do país e é conhecida como a “Veneza Portuguesa”, por ser cortada por um canal por onde circulam os moliceiros – embarcações que transportam os turistas.
Além disso, esse é o local perfeito para os estudantes, já que seu destaque é, sem dúvidas, a graduação. Só para que você possa ter uma ideia, a Universidade de Aveiro está classificada como a segunda melhor universidade de Portugal. 

Lá também há boas oportunidades para quem busca emprego como o shopping, as lojas e cafés, mas especialmente na área de turismo.

Sua localização também é um dos pontos positivos, uma vez que está próxima a grandes cidades como Porto e Coimbra, e de regiões naturais como as praias. Ao mesmo tempo, a região conta com centros industriais como as fábricas. Outro ponto positivo é o fato de ser fácil de ser percorrida a pé ou de bicicleta.

Assim sendo, ela merece estar na lista, pois é prática, repleta de natureza, tem monumentos históricos que chamam a atenção e conta com boa infraestrutura. Entretanto, encontrar imóveis pode ser um pouquinho mais difícil.

  • Braga

Localizada no norte do país e considerada uma cidade de médio porte, ela tem fácil acesso a Porto, tanto de carro quanto de trem. Entre seus habitantes estão os aposentados e os universitários, justamente porque alguns dos melhores cursos de graduação estão lá.

A cidade, considerada jovem e dinâmica, também chama a atenção pela organização, por respirar cultura, pelo custo de vida justo e pela tranquilidade que a faz lembrar uma cidade do interior. Ao mesmo tempo, o local está entre as melhores cidades de Portugal por ser um dos principais centros religiosos portugueses, tendo igrejas barrocas famosíssimas. O que também chama a atenção são os parques, jardins e sua arquitetura. 

Uma das grandes vantagens é o fato de o valor dos aluguéis ser mais barato, em termos de habitação.

melhores cidades de braga

  • Coimbra

Uma das principais cidades de Portugal carrega consigo a fama de ser bonita e de abrigar pessoas simpáticas. Seu porte médio faz com que tudo seja relativamente perto e com que o custo de vida seja mais baixo. Para quem busca lazer, o local é repleto de patrimônios históricos e movimentos culturais. Lá, você contará com qualidade de vida quando o assunto é segurança e saúde, sendo, inclusive, referência no país. Porém, um dos pontos negativos são as ofertas de emprego mais limitadas.

Um dos nomes dados a esse local é “Cidade dos Estudantes”, justamente por abrigar uma das universidades mais antigas do mundo.


  • Funchal

A capital da Ilha da madeira, terra de Cristiano Ronaldo, tem pouco mais de 100 mil habitantes. Essa é considerada uma das melhores cidades de Portugal por ser completa devido a qualidade de vida: saúde, educação, lazer, natureza e pontos turísticos.
A locomoção também é tranquila, uma vez que você encontrará voos para diversos locais com preços acessíveis. 

Agora, se a sua intenção é conquistar um emprego, saiba que por lá a indústria do turismo é forte, ou seja, você irá adquirir uma experiência profissional valorizada internacionalmente. 

Como mencionamos acima, essa é uma região de turismo e por isso a cidade é repleta de serviços ofertados pelo comércio fazendo com que os preços sejam um pouquinho mais caros que em outras cidades portuguesas. Ah, os aluguéis também seguem essa dinâmica, podendo ser comparados aos das grandes cidades.

Leia também:
[Fique por dentro] Quais as vantagens da cidadania portuguesa?
Confira 5 principais empresas em Portugal que contratam brasileiros

  • Guimarães

Berço de Portugal, a cidade é um local muito limpo, bem preservado, repleto de história e cultura, com edifícios icônicos restaurados e muitos monumentos históricos.
O município possui 158 mil habitantes, ou seja, uma cidade pequena, muito charmosa, organizada, segura, tranquila e pacata, mas com uma vida intensa.
Atualmente, ela está se tornando uma cidade crucial no país por ser extremamente importante para a economia, sendo o maior exportador do país.

  • Lisboa

Localizada no litoral sul está a apaixonante capital de Portugal e principal cidade do país, e por isso, ela não poderia estar fora da nossa lista das melhores cidades de Portugal.

O local é referência em educação, abrigando as maiores universidades de Portugal. Ela também conta com hospitais de altíssima qualidade. Há ainda muitos espaços verdes e boas oportunidades de emprego.
Com uma rica vida cultural, ela é perfeita para quem busca diversão, centros de compras e noites badaladas. Além disso, lá está uma das melhores cenas gastronômicas mundiais.

Entretanto, como em qualquer outra metrópole, tem a correria do dia a dia. Outro ponto negativo é o fato de ser uma cidade grande, então o preço dos imóveis é mais caro que em outras localidades.

melhores cidades de lisboa

  • Oeiras

Esse local é famoso por gerar muitos empregos, principalmente para aqueles que possuem algum tipo de especialização. Sobretudo é uma boa cidade para quem possui um perfil empreendedor e deseja investir no seu negócio.
Já para aqueles que estão e busca de diversão e lazer saibam que lá muita coisa acontece, especialmente no verão, exemplo disso são os eventos.

Se tivéssemos que citar um ponto negativo seria o preço dos aluguéis, que costumam ser altos, justamente pela proximidade com Lisboa.
 

  • Porto

Com um ar de interior e transmitindo tranquilidade – talvez por ser menos movimentada que as grandes cidades brasileiras -, está a segunda cidade mais importante de Portugal e considerada a mais bonita do mundo. Aliás, lá as pessoas são muito próximas e amigas.

Essa metrópole está super na moda, seja por ter de tudo um pouco, bem como por seu dinamismo. E essas são justamente as características que a colocam entre as melhores cidades de Portugal, fazendo com que atraia tantos turistas, especialmente os brasileiros. E para aqueles que estão de mudança temos mais boas notícias: lá o emprego está em alta!

melhores cidades de portugal

  • Viseu

Uma das campeãs portuguesas em qualidade de vida por ser muito desenvolvida e ter um transporte público excelente. 

Outros pontos positivos que os moradores costumam citar são as opções de lazer, como parques e centros esportivos, os locais históricos repletos de arte sacra, a arquitetura religiosa e as oportunidades de emprego – principalmente em fábricas.

  • Vila Real


No norte de Portugal está essa cidade não muito conhecida. Mas que, no entanto, merece ganhar seu lugar de destaque na lista das melhores cidades de Portugal por ser o local para entrada dos montes, ter um agradável centro histórico, muitos espaços verdes, educação de qualidade e bom acesso a saúde.

E você, já tinha ouvido falar sobre as cidades que mencionamos acima? Qual das melhores cidades de Portugal da nossa lista é a sua escolhida? Conta para a gente aqui nos comentários!

Com informações de: viagemeturismo.abril.com.br; estadao.com.br; queroviajarmais.com; nacionalidadeportuguesa; youtube.com

Leia nosso blog