EnglishItalianPortugueseSpanish

share

O que é Ferragosto e como se festeja? Vem saber tudo

O que é Ferragosto? Se você pretende ir para a Itália em agosto, então precisará saber tudo sobre esse feriado que é considerado um dos mais importantes para os italianos.

O mês de agosto já passou, mas como tem muita gente por aí que não faz a mínima ideia do que é o Ferragosto, resolvemos fazer este post para esclarecer diversas dúvidas.

Bem, a gente sabe que toda e qualquer pessoa merece um justo descanso não é mesmo?! Então se você pensa em ir para a Itália saiba que no calendário do país eles possuem um feriado que é considerado importantíssimo e que se assemelha a uma espécie de férias especial: o Ferragosto. Mas, o que é Ferragosto?

Só pelo nome você já deve imaginar quando ele acontece não é mesmo?! Sim, em agosto, o tradicional mês de férias na Europa. E, apesar de durar o mês todinho, inicialmente ele era comemorado, mais especificamente, no dia 1º de agosto, mas atualmente ele é celebrado em 15 de agosto e traz consigo, em toda a Itália, um real clima de renovação e purificação.

E tem mais! A Itália, berço do catolicismo, tem vários feriados religiosos que são muito aguardados, mas essa é não só uma festa católica, mas também uma festa civil. Entenda abaixo o porquê.

O que é Ferragosto? Origem do termo e festa

Para entender o que é Ferragosto podemos começar explicando o termo. O “repouso de agosto” tem uma origem bem antiga que, como quase tudo na Itália, não poderia ser outra que não romana.

Esse era um mês de uma série de celebrações. Acontece que durante o verão, em agosto, na Roma Antiga, eles comemoravam as atividades agrícolas como o fim do cultivo e da colheita. Para isso havia uma festa dedicada a um dos seus vários deuses: o Conso. Essa divindade estava ligada a fertilidade e a proteção da agricultura. Sua festa, mais conhecida como Consualia (além de outras como a Vinalia Rustica e Nemoralia) era então o momento de agradecer o bom ano que tiveram.

o que é Ferragosto festa

Ah, e acredite se quiser, mas até os animais de carga, como os bois, burros e mulas, ganhavam um dia de descanso, sendo inclusive cobertos por flores e guirlandas. Outra curiosidade bem interessante é que havia o costume dos trabalhadores receberem uma gorjeta do patrão como forma de agradecer ao trabalho realizado durante o ano. E exatamente por isso há quem diga que essa seja a origem do 13º salário.

Entretanto, foi o imperador Ottaviano Augusto (63 a.C – 14 d.C) quem, em 18 a.C, decidiu chamar a festa da Consualia de “Feriae Augusti”. Mas, narcisista que era, essa nada mais foi do que uma forma de dedicá-la a ele mesmo. Além disso, nesse período, como entretenimento para a população, ele promovia várias festas e várias disputas com cavalos e outros animais. Hoje, ainda é possível ver um pedacinho disso tudo na celebração do Palio dell’Assunta, também conhecido como Palio de Siena, realizado em Siena no dia 16 de agosto.

o que é Ferragosto imperador

Nos países que têm o domínio da Igreja Católica, a festa foi inserida como uma importante data religiosa. Trata-se da celebração da Assunção de Maria aos Céus, ou seja, foi quando a Virgem Maria (mãe de Jesus) teria subido ao céu. De acordo com a Igreja, a data foi escolhida justamente na época do Ferragosto – do feriado romano -, porque ela sofria muita perseguição dos anticristãos. Entretanto, há quem diga que essa foi uma maneira de acabar com os cultos pagãos que eram tidos como uma ameaça ao cristianismo.

o que é Ferragosto nossa senhora

Leia também:
5 tradições e costumes italianos que você tem que conhecer
[TOP 10] Os melhores doces italianos para você experimentar

O que os italianos fazem neste feriado?

Para entender o que é Ferragosto é preciso saber que esse é o período perfeito para estar em família e os italianos gostam muito de relaxar, celebrar e se divertir.

Por ser o auge do verão durante o Ferragosto, viajar é quase que obrigatório. Há até uma lenda que diz que para aqueles que tomarem um banho de mar nesse dia, haverá um efeito benéfico na saúde, além de sorte para o resto do ano. Ou seja, eles vão as praias, que ficam cheinhas, muito mesmo. Para garantir a diversão há inclusive queima de fogos, luau e banho de mar noturno. Que delícia, não é mesmo?

Entre as atividades também estão as idas aos lagos e aos parques. Já para os fiéis esse é um momento de oração e reflexão e, por isso, eles costumam assistir à missa.

Tradições culinárias do Ferragosto

 Não podemos falar da Itália sem mencionar a gastronomia, né?! Nessa data é muito comum fazer piquenique e churrascos, por exemplo. Esse último é o costume mais conhecido, entretanto não é o mais tradicional.

No Ferragosto, o pombo assado, antiga tradição nascida na Toscana, é comido em quase toda a Itália. Um dos pratos leva uma bomba de arroz servida com carne de pombo, linguiça e cogumelos porcini. Outro deles é o Pollo in umido coi peperoni, um frango ensopado com pimentões. Já entre as sobremesas estão os biscoitos Margheritine di Stresa, que eram tradicionalmente oferecidos aos convidados pela Rainha Margherita na Casa Real e, para finalizar, há os Biscotti di Mezz’Agosto produzidos a base de vinho e anis.

Outras curiosidades sobre este feriado

 – O calendário do país tem início nesse período.

– Não é apenas a Itália quem celebra a data. República de San Marino, Irlanda e parte da Suíça também comemoram.

– O comércio fica parado, alguns deles durante toda a semana e outros durante todo o mês. Entretanto, uma coisa é fato, no dia praticamente todas as lojas italianas ficam fechadas, principalmente as de cidades do interior. De qualquer forma, os centros das principais cidades do país ainda são bem movimentados.

– No dia 15 de agosto os museus nacionais são abertos gratuitamente.

– Os pontos turísticos funcionam normalmente com exceção dos que abrigam monumentos religiosos.

E aí, já está fazendo as malas e reservando a sua passagem para o próximo mês de agosto, para curtir o feriadão nas praias italianas?! Ficou alguma dúvida sobre o que é Ferragosto? Deixa a sua mensagem para a gente!

 

Com informações de: pesquisaitaliana.com.br; vouaprenderitaliano.com/; catracalivre.com.br; youtube.com

 

Leia nosso blog