DATA DE PUBLICAÇÃO
20/10/2020

COMPARTILHE:

Venha conferir 5 motivos para empreender em Portugal

Uma coisa é fato, são muitos os brasileiros que desejam empreender em Portugal. A seguir, nós te mostramos cinco motivos pelos quais o país tem atraído a atenção de tantas pessoas. Vem descobrir quais são!

Para aqueles que desejam investir no exterior, especialmente na Europa, uma das opções mais buscadas hoje é para empreender em Portugal e essa pode ser sim uma das melhores opções e pelos mais diversos motivos que vão desde o estímulo ao empreendedorismo, aos benefícios concedidos pelo Governo Português a investidores estrangeiros, até muitos outros.

empreender em Portugal profissional  

Entretanto, tenha em mente que empreender em Portugal é basicamente como em qualquer outro país: dependerá antes de mais nada de você mesmo, de um bom plano de negócios, de assessoria empresarial, de tirar a ideia do papel e executá-la, inovar, de visitas para conhecer o local, de entender a economia e a legislação vigente, de pesquisas sobre o mercado local, de conhecer o perfil do seu público e verificar quais são os concorrentes.

Se você está curioso para conhecer todos os motivos para empreender em Portugal a seguir nós te mostramos cinco: 

Motivos para empreender em Portugal são o que não faltam

Abaixo, nós te mostramos alguns motivos para empreender em Portugal, confira!

1. Visto 

Segundo a Forbes, Portugal adotou a estratégia de estimular a imigração e criar incentivos fiscais. Esse fato teria tornado o país o melhor da Europa para investidores estrangeiros.
Por consequência, os brasileiros acabaram assumindo a primeira posição como a nacionalidade com mais pessoas em Portugal, mais especificamente 81.251, segundo o relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo do SEF 2016.

As solicitações para cidadania portuguesa aumentaram expressivamente, uma vez que as mudanças legislativas no país tornaram essa aquisição mais fácil, além disso ela é uma das principais e mais importantes aliadas de quem pretende empreender em Portugal.

Ademais, em Portugal é possível que o brasileiro solicite o visto de imigrante empreendedor, o  Visto D2. Outra opção é o programa de vistos específicos para investidores: Startup Visa. Há ainda o Golden Visa que pode ser solicitado por aqueles que pretendem abrir uma empresa ou investir em Portugal

empreender em Portugal vistos

Leia também:
10 franquias para quem quer empreender na Europa e se dar bem
[Saiba mais] Cursos de empreendedorismo na Itália

2. Pesquisas com excelentes resultados

Você sabia que um estudo da Startup Europe Partnership descobriu que o ecossistema de startup de Portugal está crescendo duas vezes mais rápido que a média europeia? Incrível né?!

Assim também foi o levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) que indicou o local como um país impulsionado pela inovação. A pesquisa calculava a quantidade de pessoas de 18 a 64 anos que estão envolvidas em gestão e criação de novos negócios. Ou seja, a taxa de atividade empreendedora early-stage total (TEA). A taxa, em 2016, foi de 8,2%, o que significa que 8 em cada 100 são empreendedores.

Já o Bloom Consulting 2018 aponta a capital, Lisboa, como a melhor cidade de Portugal para os investidores estrangeiros. O local vem sendo apontado como a capital tecnológica europeia e passou a abrigar empresas como Google, Uber, Mercedes-Benz e Volkswagen. Na sequência está Porto e Braga, e posteriormente aparecem outras cidades como Vila Nova de Gaia e Faro.

Nesse sentido, o PeoplePerHour, uma plataforma para freelancers, fez um levantamento sobre as cidades ideais para startups e para quem quer empreender em Portugal e Lisboa ocupou o 4º lugar.

Similarmente, de acordo com StartUp Hub, um agregador de dados relacionados com o empreendedorismo, o Norte do país é a região onde estão concentradas mais startups e incubadoras, sendo 519.

Da mesma forma há uma pesquisa feita pela Associação Nacional de Jovens Empresários em Portugal, que aponta que 80,43% das startups continuam suas atividades após o primeiro ano, enquanto após dois anos essa porcentagem é de 67,76%. Para que você possa ter uma ideia, em 2017 as empresas com até cinco anos tiveram um volume de negócios de 34.441 milhões de euros.

Segundo a Eurostat, Portugal é o segundo país da União Europeia com a taxa de nascimento de novas empresas mais elevada (15.75%), ou seja, trata-se de um país com uma boa abertura para novas empresas e com um elevado espírito empreendedor. No global, esta porcentagem aumentou em torno de 3.63% de 2009 a 2017, sendo que nos anos de 2016 a 2017 houve a importante mudança de 4º para o 2º país com maior número de nascimentos de empresas dentro da União Europeia.


3. Boom de empreendedorismo 

Depois de tudo que te mostramos acima você deve ter notado que as possibilidades para quem deseja empreender em Portugal estão apenas começando, que o local está se expandindo fortemente e que o país espera que esse momento empreendedor vá crescendo conforme as novas empresas, aceleradoras e incubadoras forem chegando.

Aliado a isso ainda temos o investimento em tecnologia, turismo em alta, o forte mercado cultural e a grande movimentação no mercado imobiliário.

4. Idioma 

Em Portugal eles costumam dizer que nós falamos o “brasileiro”, uma versão um pouco diferente do português, mas que permite que ambos consigam se entender bem.

Aqui, nós também sempre enfatizamos o fato de que a língua não é uma barreira, mas sim uma vantagem. Então, se você quer empreender em Portugal de uma forma com que tudo avance às mil maravilhas basta apenas um pouquinho de estudo.

5. Mão de obra disponível para empreender em Portugal

Também há levantamentos feitos pela Forbes francesa que mostram Portugal como um dos melhores destinos para empreendedores que vão abrir sua empresa no país devido a sua população nativa de jovens superbem qualificados e que estão desempregados. Outra boa notícia é que por lá os impostos que você pagará com os funcionários poderão ser revertidos em segurança e saúde.


E você está esperando o que para empreender em Portugal? Essa é a oportunidade perfeita para você realizar seu sonho!

Com informações de: atlantichub.com; gazetadopovo.com.br; coreyinvestidor.blogspot.com

LEIA TAMBÉM