EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais as profissões em alta no mercado de trabalho de Portugal?

Vamos falar um pouco sobre o mercado de trabalho de Portugal? Se você quer saber não apenas sobre as profissões que estão em alta, mas sobre o que as empresas portuguesas estão buscando, leia o post do nosso blog e saiba mais.

Após muitas pesquisas em canais oficiais, hoje vamos falar sobre as profissões que estão em alta no mercado de trabalho de Portugal. Afinal, já falamos muito por aqui sobre o fato de o desemprego estar caindo no país, também explicamos que o imigrante precisando estar muito bem qualificado, uma vez que as empresas portuguesas buscam por profissionais que estejam de fato querendo aprender e que desejem traçar uma carreira de longa permanência na empresa.

Uma pesquisa realizada em 2018 pela consultora Merce Jason Associates, que atua em Portugal há mais de 25 anos na área de consultoria de RH, informou que quatro, em cada dez empresas, estavam contratando funcionários.

Então se você já está realizando todos os processos em busca da dupla cidadania, mas ainda tem algumas dúvidas sobre o mercado de trabalho de Portugal saiba que existem sim algumas profissões cujas quais você vai encontrar muitas ofertas nos próximos anos.

Mercado de trabalho de Portugal, quais são as 9 profissões que estão em alta?

  • Tecnologia de Informação – TI

Portugal não é muito diferente do restante do mundo, então, sem dúvidas, em Portugal essa é a maior oferta de vagas, uma vez que o mercado de trabalho de Portugal nesse segmento está crescendo rapidamente e eles têm uma grande carência por especialistas.

Vale lembrar que esses cargos são destinados a profissionais altamente especializados, que possuem o nível superior. Então, é comum que as contratações para os empregos sejam feitas ainda no Brasil. De maneira geral, as vagas são voltadas a linguagem e programação, tais como programadores de software, administradores de base de dados, especialistas em segurança de base de dados, robótica e drones.

 

mercado de trabalho de portugal

  • Comércio e serviços em geral

Principalmente em épocas com grande número de turistas aumenta a procura por esses profissionais e esse é um ponto positivo, reflexo do crescimento da economia portuguesa. Ter um brasileiro ocupando uma vaga dentro do comércio, principalmente em centros comerciais e shoppings, é visto de forma bem positiva já que eles são alguns dos principais visitantes e são muitos os que, inclusive, residem no país.

  • Construção civil e reformas

Essa é uma área com uma procura muito alta, mas com grande carência e dificuldades para encontrar profissionais que fazem trabalhos rápidos tais como pedreiros, eletricistas, encanadores, marceneiros, carpinteiros, auxiliares, entre outros.

mercado de trabalho de portugal engenheiro

  • Comunicação e marketing

Os profissionais brasileiros já são muito conhecidos e requisitados no mercado de trabalho de Portugal nesse segmento de comunicação, design, marketing e publicidade. Acontece que as muitas empresas portuguesas fazem trabalhos que envolvem o planejamento de sites e redes sociais e é somente agora que elas estão começando a crescer nessa área.

  • Turismo

Essa é uma indústria que há tempos vem sendo trabalhada pelo governo e que gera muitos empregos no país, além de euros para a economia portuguesa e de abrir várias oportunidades para quem deseja atuar no mercado de trabalho de Portugal como motoristas, recepcionistas, garçons, bartenders, seguranças, auxiliares de limpeza, entre muitos outros.

Nessa área a cada ano que passa aparecem mais oportunidades, inclusive Portugal vem ganhando vários prêmios no conhecido “Oscar de Turismo”, o World Travel Awards (WTA). Em 2019, por exemplo, ele foi eleito o “Principal Destino do Mundo”. Para essa atribuição há critérios rigorosos: os vencedores são escolhidos através de uma votação em que participam 200 mil profissionais de turismo e o público em geral.


mercado de trabalho de portugal hotel

Leia também:
Como é o mercado de trabalho e como conseguir emprego em Portugal
Tipos de visto para Portugal: quais existem e como tirar o seu

  • Engenheiros

Se você tiver formação superior como técnico ou graduação, além de um bom currículo esse com certeza será um diferencial e você poderá, facilmente, encontrar uma colocação no mercado de trabalho de Portugal.

Segundo um relatório do “Steam Europeia Tech”, esse é o país europeu que mais gera empregos na área. Tudo isso aliado ao fato de que os salários iniciais podem chegar aos mil euros.

  • Chef de cozinha

Lembre-se que você viverá em um grande centro urbano, então aqui você terá uma boa possibilidade de conquistar uma vaga como Chef, auxiliar de cozinha e até mesmo lavador de louças devido à grande quantidade de restaurantes.

  • Saúde

Mantendo a tendência dos três anos anteriores, em Portugal essa é uma área muito carente de médicos e enfermeiros. Acontece que durante a crise, muitas pessoas saíram para morar no norte da Europa, acabaram não voltando ao país e as vagas ficaram para serem preenchidas.

  • Metalúrgica

Se você tem experiência na área essa é a sua chance! Estima-se que esse setor terá muitas oportunidades nas grandes cidades como Lisboa, Coimbra, Braga e Porto e esses profissionais não são encontrados no país. Ao mesmo passo que no Brasil, Portugal costuma ofertar algumas vagas temporários nas épocas em que há um pico de turismo.

Só para você ter uma ideia, apenas em 2018 a previsão era de que o setor contratasse aproximadamente 28 mil profissionais.

E aí, gostou das dicas sobre o mercado de trabalho e as profissões que estão em alta? Se você tiver dúvidas sobre o mercado de trabalho de Portugal envia aqui para a gente nos comentários, pois será um prazer responder.

Com imagens e informações de: Shutterstock; querobolsa.com.br; g1.globo.com; viacarreira.com; todacarreira.com

Leia nosso blog