EnglishItalianPortugueseSpanish

share

[Fique por dentro] Como abrir uma empresa na Itália

Se você conquistou a cidadania italiana e pretende não só trabalhar, mas abrir uma empresa na Itália saiba que isso é possível. Vem saber todos os passos neste post feito especialmente para você!

Para quem é empreendedor e está de mudança para o novo país, nós sabemos o quanto é importante o desejo de abrir uma empresa na Itália. E sim, nós queremos te ajudar a entender as partes burocráticas, empreender de modo organizado, com grandes chances de fazer tudo dar certo e tendo 100% de segurança. Afinal, todo bom empreendedor quando está de malas prontas já deve ter feito uma pesquisa de mercado e já ter uma ideia de como funciona seu nicho.

Então, se você ainda não tem a sua cidadania italiana reconhecida, os requisitos para abrir uma empresa na Itália são diferentes. Primeiramente trace um plano de negócios com diversas informações que vão facilitar, por exemplo: Qual será o seu tamanho? Vai ter sócios? Quanto de dinheiro vai investir? Qual será a divisão? Qual a projeção de faturamento?

Só para você ter uma ideia do quão grande é o sonho de muitas pessoas de abrir uma empresa na Itália, o país ocupa a 5ª posição entre os países europeus em números de empresas por habitantes. Na edição de 2019 do relatório “Noi, Itália” foi registrado que em 2016 o número de empresas a cada mil habitantes era de 72.4, colocando a Itália acima da média Europeia.

   

Então se você já tem um plano inicial definido acompanhe o post de hoje e saiba quais serão os seus próximos passos.

Abrir uma empresa na Itália: quais são os segmentos mais promissores?

– De forma geral essa é uma região muito boa para quem deseja investir em empresas que prestam mão de obra terceirizada ou que são parte de serviços essenciais do dia a dia.

– O crescimento nas exportações é algo que está em alta.

– Nichos que também dão supercerto são turismo e seus ramos, além de alimentação.

– Outra boa notícia é que o país tem valorizado startups e empresas estrangeiras.

– Franquias dos mais variados setores e com os mais variados investimentos.

abrir uma empresa na Itália

Leia também:
Cidadania italiana: custo ou um investimento? Descubra!
Como investir na Europa: saiba como é o processo e as vantagens

Quanto tempo demora a abertura de uma empresa na Itália?

Esse é mais um caso que dependerá do formato da sua empresa. Basicamente, ele pode levar de três a seis meses. Porém, apenas o cartório conseguirá lhe passar uma definição exata desse tempo.

abrir uma empresa na Itália empreendedora

Abrindo uma empresa na Itália por conta própria

Se você deseja tratar dos trâmites necessários sem o auxílio profissional precisará ter em mãos o seu plano de negócios, além de encaminhar a solicitação para a  Agenzia delle Entrate e a Camere di Commercio. Aí então será necessário aguardar o retorno por mais ou menos 10 dias. Na sequência, você assinará um atto costitutivo (escritura pública) e o estatuto (estatuto social da empresa), reconhecendo também sua assinatura em um órgão público italiano.

Outra exigência muito comum, principalmente para aqueles que desejam atuar como autônomos, é a comprovação de, no mínimo, dois anos de atuação na área, além da realização de cursos que devem ser feitos no próprio país.

abrir uma empresa na Itália turismo


Quais os custos para abrir uma empresa na Itália?

Inegavelmente os requisitos, as formas de investimento e o valor de imposto serão diferentes dependendo do tamanho do negócio e do tipo de empresa que você quer abrir. Mas, com toda a certeza, em comum você precisará ter uma Partita IVA e pagar o imposto único.

– Partita IVA (código fiscal italiano)

Esse é um número que equivale ao nosso CNPJ. Sua taxa é de aproximadamente 150 euros.

– Commercialista (contador)

Uma das melhores formas de escolher o profissional que irá te auxiliar é por indicações e referências, uma vez que será ele o responsável por te ajudar no passo a passo para abrir a empresa na Itália, então tenha em mente qual será a participação que você deseja dele.

Para que essa parceria seja feita da forma mais simples possível, quanto mais informações sobre a empresa você tiver, melhor será. Lembre-se que cada empresa é única e que, por isso, haverá um custo diferente. Entre os fatores que mexem com os valores estão, por exemplo, o regime tributário e o regime fiscal. Mas, só para te ajudar, ao traçarmos uma média pode-se dizer que uma pequena empresa deve gastar, mais ou menos, 1.200 euros.

– Notaio (cartório)

Para utilizar esse serviço e arcar com as taxas também será necessário saber o tipo de empresa que você pretende ter. Há algumas categorias que por vezes conseguem a isenção, mas se esse não for o seu caso você deve dispor de uma quantia média de 1.200 euros.

– Capital Social

Ele dependerá, mais uma vez, do tamanho do seu negócio, podendo variar de 10.000 euros para pequenas e médias empresas até 120.000 euros para as médias e grandes empresas.

Na sequência é necessário abrir uma conta em um banco italiano. Dessa forma você conseguirá comprovar o capital, pois precisará depositar, no mínimo, 25% do capital social declarado.

– VAT (ICMS)

Para efetuar um registro na Secretaria de Empresas o custo é de aproximadamente 300 euros.

– Instituto Nacional de Previdência Social da Itália (INPS)

Para quem é sócio de empresas ou trabalha em comércios esse é o cadastro que precisa ser feito e uma taxa que precisa ser paga trimestralmente. Seu valor gira em torno de 250 a 300 euros por mês.

– Camara di commercio

Se você é um comerciante ou lojista, essa será outra taxa com a qual você deve contribuir e custará em torno de 150 euros por ano.

– Imposta Sul Valore Aggiunto (IVA)

O seu faturamento também terá algumas taxas aplicadas e essa é uma delas que dependerá muito do seu produto. Geralmente, a incidência cobrada é de 4 a 22%.

– Imposto Regional sobre Atividades Produtivas (IRAP)

Se você tem um estabelecimento fixo será necessário arcar com esse custo. Sua incidência pode variar de acordo com a região da Itália e gira em torno de 0,92% a 3,9% sobre o valor líquido da produção (subtraindo os custos). Já para os bancos ou instituições financeiras, ela é de 4,20% e para as companhias de seguros 5,3%.

– Imposto de Pessoa Jurídica

Sobre o lucro da empresa, o imposto de renda da pessoa jurídica é uma alíquota de 31,4%.

– Imposto de Concessão

Pago obrigatoriamente uma vez por ano nos correios, ele tem como base o capital social do seu negócio.

abrir uma empresa na Itália documentos

Definindo o formato da empresa

 Para abrir uma empresa na Itália, você também precisará definir o tipo de atividade que pretende realizar e qual será o formato da empresa:

– Sociedade de responsabilidade limitada

Podem ser sociedades tradicionais de responsabilidade limitada simplificada;

– Corporação

Também conhecida como sociedades de responsabilidade limitada ou aquela que deve ser composta por um sócio geral e um sócio limitado;

– Associação geral

Deve ter pelo menos 2 membros chamados parceiros;

– Cooperativa

Não é exatamente um tipo de empresa, mas uma organização empregada por quem deseja atuar na indústria agrícola;

– Empresa única

Que é a maneira mais simples de fazer negócios na Itália.

Links que poderão te ajudar:

– Portal das câmaras de comércio italianas
https://www.rm.camcom.it/guidanuoveimprese/

– Empresa em um dia
https://www.impresainungiorno.gov.it/

– Agenzia delle Entrate (relativa a Receita Federal)
https://www.agenziaentrate.gov.it/portale/

– Camera di Commercio
https://www.as.camcom.it/

– Crea Impresa (agência especializada em ajudar a criar novas atividades)
https://www.creaimpresa.it/default.aspx

Incentivos para empreendedores

De tempos em tempos, os ministérios italianos concedem incentivos, apoio financeiro e empréstimos em condições favoráveis a novos empreendedores.

– Lei de simplificação

Feita para que jovens com menos de 35 anos possam abrir uma sociedade limitada com capital social de 1 euro.

Mais informações você pode encontrar aqui:

– Agência Nacional para a Atração de Investimentos e Desenvolvimento de Negócios

O órgão promove e financia programas de investimento apresentados por novas e antigas empresas.

Nova Empresa a Juro Zero

Auxilia na abertura de micro e pequenas empresas que são formadas totalmente ou em sua maioria por jovens com menos de 36 anos ou mulheres. Mais informações você pode encontrar aqui.

– Smart & Start Itália

Esse financiamento incentiva o crescimento de startups inovadoras. Basicamente, aqui os planos de negócio devem prever um investimento entre 100 mil e 1.5 milhões de euros e devem ser destinados a equipamentos e/ou a custos de operação. O empréstimo é subsidiado a taxa de juros zero, sem necessidade de garantia, e financia 80% do total dos custos admitidos. O prazo para pagamento é de dez anos.

Os planos de negócios devem ter ao menos uma das características: conteúdo tecnológico e inovador significativo; desenvolvimento de produtos, serviços ou soluções no campo da economia digital, inteligência artificial, blockchain e internet of things ou ainda exploração econômica dos resultados do sistema de pesquisa pública.

– Resto Al Sud

Esse incentivo regional, destinado a empreendedores entre 18 e 45 anos fomenta o desenvolvimento e o nascimento de novas atividades empreendedoras nas regiões de Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Molise, Puglia, Sardegna, Sicilia e no Centro Itália (Lazio, Marche e Umbira).

O incentivo financia até 100% das despesas com um limite de 50 mil euros por sócio, podendo chegar a um máximo de 200 mil euros em uma empresa com quatro sócios, sendo 35% a fundo perdido e 65% de financiamento bancário garantido pelo Estado.



E agora, você está ainda mais animado para abrir uma empresa na Itália? Conta para gente o que achou das dicas e se pensa em se aventurar no mercado italiano!

Com informações de:
camaraitaliana; companyincorporationitaly; invitalia.it e portalconsular.

Leia nosso blog