EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Lazer na Itália: dicas para aproveitar e curtir o melhor do país

Para quem sonha em conquistar a cidadania italiana e ir morar fora, com certeza planeja em algum momento curtir um período de lazer na Itália. E para quando este momento chegar e nada sair fora do planejado, nós preparamos um post incrível com várias dicas para você. Vem conferir!

Quando for viver um dia de turista na Europa quer saber o que há de lazer na Itália? Pois saiba que esse é um dos países mais visitados por quem está viajando devido a sua história e cultura, arte, arquitetura, estilo de vida, literatura, música, paisagens, praias, pontos turísticos, vida noturna, gastronomia e o vinho, claro!

Elaborar um roteiro para ter horas de lazer na Itália é algo prazeroso e irresistível. Isso só vai fazer você se apaixonar ainda mais pelo estilo “dolce vita” que não tem pressa, correria e o estresse do dia a dia. Por isso, o país que há séculos atrai visitantes, com certeza, merece um planejamento todo especial para ser curtido com calma.

E para você não perder mais tempo e saber o que fazer e conhecer, preparamos abaixo várias dicas para você fazer a viagem dos seus sonhos. Vem ver!

Primeiramente, faça um bom roteiro de lazer na Itália

Em qualquer viagem, o roteiro é fundamental! Mas, a principal dica aqui é, aproveite que está de lazer na Itália e tente não incluir muitos itens à lista, uma vez que, como citamos acima, esse é um país para ser admirado sem pressa. 

O clima deve influenciar na sua viagem para a Itália

A Itália é um destino turístico que pode ser visitado em qualquer época do ano, mas no qual o clima tem muita influência. Devido ao seu terreno geográfico variado, a temperatura e o clima variam conforme cada região.

Para alguns passeios, dependendo da cidade, a temperatura fará uma grande diferença. O período que mais te agrada, as estações mais quentes ou as mais geladinhas, podem inclusive alterar o preço das passagens.

Com clima predominantemente mediterrâneo, os principais meses para curtir o lazer na Itália são de março a junho e de setembro a outubro, pois, na primavera o clima estará ameno, os dias são mais longos, a paisagem é florida e as filas de turistas não serão tão grandes. O outono também é ótimo, uma vez que os dias estão ensolarados, a temperatura está agradável e a paisagem fica incrível com as cores da vegetação.

Dessa forma, a alta temporada se concentra entre junho e agosto, ou seja, no verão. Nem precisamos dizer que esse é o período ideal para quem deseja conhecer o litoral Italiano.

O inverno italiano, outubro e novembro, de forma geral, é considerado baixa temporada. Porém, de dezembro a janeiro você poderá se deparar com a alta temporada muito por contas das datas comemorativas de Natal e Ano Novo. Os passeios mais procurados nessa época do ano são as românticas, emocionantes e encantadas feirinhas de Natal e os vilarejos nos Alpes.

lazer na Itália

Cansou? Durante os passeios beba água nas fontes

No país da bota, a água potável é garantida em todo o território nacional. Ou seja, você pode, com certeza, tomar a água das torneiras, dos bebedouros e até das fontes que visitar. Se, por um acaso, houver algum problema e a água não for boa para beber, você vai encontrar um aviso.

Leia também:
A qualidade de vida dos italianos é boa? Descubra aqui!
Como é o verão na Itália? Veja boas dicas e programe-se!

Meios de transporte para aproveitar sua viagem à Itália

Na Itália a locomoção dos turistas entre regiões e dentro de cidades é superfácil.

– Trens: práticos e muito acessíveis, você consegue atravessar a Itália de ponta a ponta e ainda viajar para outros países como Alemanha, Áustria, Eslovênia, França, Hungria e Suíça somente com o auxílio dos trens. Afinal, esse é um dos países pioneiros em transportes ferroviários
– Metrô: fácil e barato, isso sem contar que você irá possuir fácil acesso aos pontos turísticos, uma vez que as linhas se cruzam nas estações.
– Tram: possui diversas linhas que passam por todos os bairros e pelos pontos turísticos. Os pontos ou paradas, quase sempre, são bem sinalizados e possuem informativo com as rotas.
– Ônibus: todos eles, durante seu trajeto até os bairros, atravessam o Centro das cidades.
– Carro alugado: para aqueles que pretendem fazer uma viagem por todas as regiões do país, principalmente por aquelas aonde o trem não chega, alugar um carro na Itália é uma ótima opção e muito vantajosa.

Conte com os aplicativos, eles funcionam bem para o lazer na Itália!

Há diversos apps que mostram qual o melhor transporte público na Itália para você pegar, além de indicar qual o trajeto que ele percorre e seus horários. Muitos deles são, inclusive, interligados com os GPS dos veículos.

Já entre os aplicativos para trens, o bacana é que muitos mostram, além das rotas e horários, o preço total que você deve gastar com a passagem.

Mas para finalizar deixamos aqui uma atenção especial que você precisa ter caso opte por instalar um desses apps: é supercomum que existam atrasos ou então que os veículos estejam adiantados em 2 ou 3 minutos.

Quais cidades conhecer?

O país da bota é dividido em 20 regiões que, por sua vez, são divididas em 109 províncias. Ou seja, seus momentos de lazer na Itália, provavelmente, deverão ser separados entre o Norte e o Sul.

Lembre-se que para aproveitar ao máximo, as cidades menores não podem ser deixadas de fora da sua rota, pois são igualmente atrativas e interessantes.

Bolonha

Esse é o principal centro culinário do Norte da Itália. Além disso, é um dos centros históricos mais preservados da Europa e possui belas igrejas: a Cattedrale Metropolitana de San Pietro, a Basílica de Santo Stefano e o Santuario Madonna de San Luca.

Florença

A capital da Toscana é conhecida pelas paisagens e pelo vinho. A Piazza della Signoria, considerada um verdadeiro museu a céu aberto. A escultura de Davi, feita por Michelangelo, fica lá. Na cidade também está o museu de arte mais antigo do mundo, a Galleria Degli Uffizi. A quinta maior igreja da Europa, Santa Maria del Fiore, conta com uma arquitetura gótica de 153 metros de comprimento e 90 metros de altura.

Milão

A capital do design e da moda concentra as principais lojas e grifes do mundo todo em uma só região. A praça Piazza Duomo é o ponto central da cidade, onde está a terceira maior igreja do mundo, a Catedral de Milão. Bem ao lado, unindo o local a Piazza Scala, está a Galleria Vittorio Emanuele II, coberta por uma cúpula de ferro e vidro. O destino também é famoso por abrigar a Última Ceia, a maior obra de Leonardo da Vinci. Por fim, não deixe de conhecer o Estádio San Siro, sede do Inter de Milão e Milan.

Nápoles

Conhecida como a capital mundial da pizza e por ser um centro gastronômico, aqui está a cidade com mais estrelas Michelin da Itália. Mas, se você quer conhecer parte da história visite o Museu Arqueológico de Nápoles, a Piazza del Plebiscito e o Castel dell’Ovo.

Pisa

Referência em turismo, a cidade de Galileu preserva o estilo medieval e abriga maravilhas artísticas e culturais. A Torre de Pisa, claro, é o monumento mais visitado. Outras atrações que merecem ser exploradas são as praças, o Camposanto Monumentale, as muralhas e os portões medievais.

Pompeia

A cidade é muito conhecida por ter sido destruída pelo vulcão Vesúvio. Quem a visita pode inclusive ver o vulcão. Ao andar pelas ruas, você poderá ver toda a história que a cidade carrega.

Roma

O destino mais procurado da Itália abriga o maior anfiteatro que é também símbolo da cidade, o Coliseu. Você também pode conhecer a Fontana de Trevi e jogar uma moeda, dizem que quem faz isso volta a Roma. Aproveite ainda para passar pelo bairro mais boêmio, o Trastevere. Entre as visitações não deixe de fora o Panthéon, um Templo de Todos os Deuses transformado em uma igreja católica. Outro destino muito frequentado é a Piazza del Popolo com seus monumentos históricos, cafés e muitos artistas de rua. Ah, pertinho dali fica o Vaticano, maior referência católica que abriga muita arte, basílica e museus.

Siena

Na região da Toscana, a cidade tem ar medieval e é muito preservada. A Piazza del Campo é a principal praça e conta com cafés, restaurantes, lojas e pontos turísticos como Palazzo Público.

Taormina

Na região da Sicília, a cidade é incrível devido à natureza. Para turistar vá à rua Umberto I, a Piazza Duomo, a Villa Comunale e a Isola Bella.

Veneza

A cidade do amor é conhecida por seus canais e gôndolas. Na praça São Marcos estão alguns dos pontos turísticos da cidade como a Basílica de mesmo nome e a Torre dell’Orologio. Entre tantas pontes, a Rialto é uma das paradas obrigatórias por ligar distritos separados pelo Grande Canal.

Verona

A cidade de Romeu e Julieta é famosa pelos monumentos históricos da época medieval: arena de Verona, Piazza delle Erbe, a Catedral de Verona, o Museu Archeológico e o Teatro Romano.

Estações de esqui

O país é cercado por alpes e montanhas em cidades supercharmosas que em sua maioria são tombadas pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Por isso, o destino é perfeito para os esportes de inverno.

Então, fica a dica, aproveite que está de lazer na Itália e conheça as mais badaladas estações de esqui da Itália de Trentino Alto Adige, Vale de Aosta, Toscana, Vêneto e Piemonte. Nós garantimos que serão dias cheios de atividades tanto para os iniciantes quanto para os profissionais, isso sem contar os maravilhosos resorts e spas.

Nossa, são muitas as opções de lazer na Itália, não é mesmo? Seja como turista ou mesmo para quem mora por lá, lugar é o que não falta para curtir o melhor deste país que oferece de tudo um pouco para agradar a todos!

Com imagens e informações: IStock

Leia nosso blog