EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Sonha em estudar na Itália? Veja dicas para se preparar!

Cursar uma universidade no exterior parece um sonho distante? Preparamos um post cheio de dicas e informações para quem deseja estudar na Itália. Confira!

Quem nunca sonhou em fazer uma faculdade no exterior? Afinal, além de conhecer um país totalmente diferente do seu, aprender um novo idioma, conhecer pessoas, uma nova cultura e, de quebra, fazer um curso superior fora do Brasil, pode abrir uma infinidade de possibilidades e, inclusive, um currículo ainda mais invejável. Então, se você está pensando em cursar uma universidade, no post de hoje trouxemos boas dicas de como estudar na Itália!

Como é o ensino superior na Itália?

A Itália é referência em educação, oferecendo aos cidadãos ensino de qualidade e obrigatoriedade dos 6 aos 16 anos. O Estado oferece ensino gratuito e até mesmo as escolas privadas têm de seguir requisitos para que funcionem e atendam os cidadãos nos padrões estabelecidos pelo país.

No ensino superior, diferentemente do Brasil, nem todos os cursos exigem que você faça uma prova para ser aprovado, ou seja, basta ter concluído o ensino fundamental e, posteriormente, se matricular. Vale lembrar que para cursos da área da saúde geralmente são aplicadas provas para admissão.

Embora semelhante à estrutura educacional do Brasil, o ensino superior italiano é um pouquinho diferente, e uma dessas diferenças é que ele se divide em ciclos. Ao todo, são três ciclos e, por terem nomes bastante diferentes dos utilizados aqui, é importante entender como tudo funciona. Veja:

Corsi di laurea

Também chamada por laurea triennale, o corsi di laurea é o primeiro ciclo do ensino superior italiano e corresponde a graduação aqui do Brasil. Ela tem duração de três anos, e para quem deseja estudar na Itália, esse é o pontapé inicial para entrar na universidade. A corsi di laurea oferece o conhecimento-base do curso escolhido e uma melhor colocação no mercado de trabalho. Ao concluí-la, você receberá a qualificação acadêmica de dottore.

Master universitario di primo livello

Após a conclusão do corsi di laurea, caso não queira entrar logo de cara no mestrado, você pode optar pelo master, que nada mais é que um curso de pós-graduação ou MBA. Esses cursos duram cerca de um ano e, embora sejam como uma especialização, se encaixam como um curso profissionalizante.

Laurea magistrale

Equivalente ao mestrado aqui do Brasil, quem estudar na Itália e concluir a graduação, poderá entrar no segundo ciclo do ensino superior italiano. A laurea magistrale tem duração de dois anos e nada mais é que um aperfeiçoamento, uma formação avançada para o exercício de uma atividade. Quem conclui a laurea magistrale, recebe a qualificação acadêmica de dottore magistrale.

 

Laurea magistrale a ciclo unico

Existe ainda a formação de ciclo único, com formação na graduação e mestrado ao mesmo tempo, com duração de cinco a seis anos. Mas não são todos os cursos que têm essa opção.

 

Dottorato di ricerca

O terceiro ciclo de ensino superior italiano é equivalente ao doutorado aqui do Brasil. Nele, quem estudar na Itália terá que realizar uma pesquisa científica avançada na área escolhida. Essa especialização costuma durar de três a cinco anos, e quem conclui o dottorato di ricerca recebe a qualificação acadêmica de specialista.

Leia também:
Quanto custa estudar na Itália: universidades públicas x privadas
TOP 5: confira as melhores universidades da Itália

estudar na Itália

Como estudar na Itália e o que preciso fazer?

Assim como no Brasil, para estudar no ensino superior na Itália você precisa ter concluído o ensino fundamental e médio. Depois disso, é necessário separar alguns documentos. São eles:

Declaração de valor: é um documento que prova a conclusão do ensino fundamental e médio. Nela, consta em quantos anos você completou os ciclos e se a escola é, de fato, uma instituição de ensino reconhecida no Brasil.

A declaração de valor é emitida no consulado italiano e, para isso, você precisa apresentar o histórico escolar e o diploma de conclusão do ensino, com tradução juramentada.

Carta de motivação: como o próprio nome sugere, na carta de motivação você deve listar os motivos que levaram você a escolher determinada universidade. Essa carta normalmente é solicitada durante o processo seletivo, durante a candidatura a um curso do ensino superior.

estudar na Itália universidades

Currículo: quando você estiver para ingressar em uma universidade italiana, pode ser que ela solicite o seu currículo. É imprescindível que ele seja feito no formato Europass. Não deixe de incluir todas as suas habilidades e atividades extracurriculares.

Além disso, é importante ter conhecimento no idioma italiano e apresentar o certificado de proficiência na língua, caso o seu curso seja ministrado no idioma local. Caso não tenha o certificado, é possível realizar uma prova na própria instituição antes de começar a estudar na Itália.

Ah, e é claro que se você não tiver a cidadania italiana, precisará ainda de um visto de estudante para permanecer no país. E para isso, você deve ir ao consulado italiano com os seguintes documentos:

  • Formulário de solicitação de visto.
  • 1 fotografia 3,5 x 4,0 (fotografia padrão para documentos na Itália)
  • Passaporte com validade superior a três meses do visto requerido.
  • Comprovação de hospedagem na Itália.
  • Comprovação financeira (documento que comprove que você tem condições financeiras para se manter no país).
  • Inscrição na universidade italiana.
  • Seguro-viagem.

Estudar na Itália é caro?

Ao contrário do que acontece aqui no Brasil, se você pretende estudar na Itália, é importante saber que até nas universidades públicas deverá arcar com alguns custos que variam de acordo com a renda familiar. No caso dos estrangeiros, e esse será o seu caso ao estudar na Itália, precisará pagar anualmente uma taxa de aproximadamente 500 euros. Mas assim como no Brasil, é possível conseguir bolsas de estudos o que, embora concorrido, pode ajudar muito durante o período de estudo.

Algumas universidades abrem anualmente o concurso para bolsas de estudos. O valor costuma variar de uma instituição para outra, mas geralmente costumam ser de aproximadamente 1.000 euros e a isenção das taxas universitárias.

Já as bolsas oferecidas pelo governo funcionam por meio de programas do Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (Ministério das Relações Exteriores italiano) que visam o desenvolvimento do país com incentivo a educação de estrangeiros. Um exemplo é o Programa Erasmus +. Vale pesquisar se a universidade que você deseja estudar na Itália faz parte deste programa.

Gostou das nossas dicas? Então já sabe: se você está pensando em estudar na Itália, pesquise pela melhor universidade reconhecida na área que você tem interesse, reúna toda a documentação necessária e dê um up no currículo e na sua carreira. Bons estudos!

Com imagens e informações de: IStock; Euro Dicas, Partiu Intercâmbio, Época Negócios, Oriundi e Universia.

Leia nosso blog