EnglishItalianPortugueseSpanish

share

A qualidade de vida dos italianos é boa? Descubra aqui!

Quem pretende viver na Itália busca por qualidade de vida, e isso os italianos têm de sobra e mostram ao mundo o quanto isso é importante. Saiba + no post!

Quando buscamos informações sobre um país onde pretendemos morar, ou até mesmo passar um período, alguns fatores podem ser essenciais no momento da escolha. E engana-se quem pensa que tudo se trata apenas de dinheiro na Itália. Embora o grande chamariz seja a moeda local, o euro, brasileiros que saem do nosso país buscam, além de novas e melhores oportunidades de emprego, condições que tornem a vida mais proveitosa e feliz.

Por isso, se você está pensando em morar ou passar um tempinho na Itália, saiba que conhecer como é a qualidade de vida dos italianos é extremamente importante.

Mas, afinal, o que é qualidade de vida?

Muito além do dinheiro e trabalho, a qualidade de vida é um conjunto de circunstâncias que favorecem e influenciam positivamente o modo de viver de uma pessoa. Deste modo, em vez de pensarmos apenas sobre o QUANTO se tem, a resposta está em COMO se vive e quais são as condições para isso.

Leia também:
Como é viver na Itália? 6 coisas que você precisa saber
Qual cidade da Itália você é? Faça o teste e confira!

Como é a qualidade de vida dos italianos?

Abaixo, você confere algumas condições que podem englobar os seguintes critérios universais e impactar na qualidade de vida de uma nação, como da Itália. Confira:

Saúde

A Itália possui um sistema público de saúde que funciona — com atendimento bom e quase sempre gratuito (isso porque quando é pago, as taxas são mínimas). Além disso, a população é incentivada a ter uma vida mais saudável por meio de programas populares para a saúde.

qualidade de vida na Itália

Você sabia que a Itália possui a população mais saudável do mundo?
Em 2017, a Itália foi eleita como o país com a população mais saudável do mundo segundo o índice de Saúde Global da Bloomberg e, em 2019, ficou no pódio juntamente com a Espanha.

Alimentação

A dieta mediterrânea também é um fator determinante na qualidade de vida do italiano, isso porque uma alimentação rica em azeite extravirgem e castanhas ajuda a diminuir consideravelmente as taxas de acidentes cardiovasculares. Sem falar ainda no slow food que, que ao contrário dos fast foods, incentiva a apreciação das refeições e valoriza a gastronomia local. Com isso, os italianos tendem a ter uma alimentação sempre saudável, mesmo com a grande ingestão de carboidratos.

Segurança Pública

A Itália é um país com baixa taxa de criminalidade e investe muito em segurança. Toda área pública é cercada por câmeras e policiamento, o que faz com que o cidadão não tenha medo de ir e vir em qualquer momento do dia ou da noite.

qualidade de vida na Itália pessoas

Educação

Outro ponto muito importante na qualidade de vida do italiano e de quem escolhe viver na Itália é, sem dúvida, a educação de excelência. Seja para os pequenos no ensino fundamental ou jovens que ingressam nas universidades públicas, a educação é levada a sério na Itália.

Tanto que até mesmo os filhos de imigrantes com dificuldades no idioma local, recebem apoio de um professor para ensinar a língua e ajudar na integração escolar.

Lazer e cultura

Se tem uma coisa que deixa qualquer pessoa feliz, é o entretenimento — e isso é uma das coisas que fazem da qualidade de vida do italiano tão rica e abundante. Afinal, são diversos museus espalhados pelo país, visitas a monumentos históricos, paisagens naturais de tirar o fôlego e, é claro, os passeios românticos.

Além disso, a Itália é o país que possui o maior número de sítios declarados patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Economia

Detentora de uma das economias mais representativas no mundo, a Itália integra o G8, o grupo de países mais desenvolvidos economicamente, e é conhecida mundialmente pela industrialização e pelo setor automobilístico.

Agora, quando se fala em salário de um modo geral, na Itália não existe um valor estipulado pelo governo para salário mínimo, o que acontece é ter valores médios praticados pelo mercado para cada tipo de emprego, dependendo do nível de formação do profissional.

IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) leva em consideração a taxa de mortalidade infantil, alfabetização de adultos e os serviços de saneamento ambiental que chegam, e se chegam, a população.

A Itália possui mais de 60 milhões de habitantes e seus dados sociais (de 2017) são bastante agradáveis, afinal, o seu IDH é de 0,880 — o que é um valor alto se compararmos com o Brasil, por exemplo, que possui um índice de (0,699).

Viu só? A qualidade de vida dos italianos é realmente surpreendente, né? E mais do que ganhar em euro, você tem mais motivos para conhecer o país e, porque não, adotá-lo como novo lar. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre esse país tão lindo e acolhedor.

Com informações de Istoé, OECD Better Life, Eurodicas, Época Negócios, Mundo Educação e Country Economy.

Leia nosso blog