EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quer morar na Itália? Veja vantagens e desvantagens!

Você tem o sonho de morar na Itália? Pois saiba que você deve listar todos os prós e contras antes de embarcar nessa empreitada. Confira tudo no post!

Quando procuramos por um país que temos interesse em viver ou até mesmo passar um breve período, é normal nos depararmos com dúvidas e levantarmos os prós e contras da decisão. Por isso, no post de hoje, decidimos trazer as vantagens e desvantagens de morar na Itália para quem quer passar a vida — ou uma temporada — nesse país tão incrível. Vem ver!

Para começar, vale a pena morar na Itália?

Antes de saber se vale a pena morar na Itália, temos que entender que não podemos enxergar o país com os olhos de turista. Afinal, morar em outro país é totalmente diferente de passar as férias por lá, e entender essa questão é primordial antes de tomar qualquer decisão. Isso porque, quando planejamos uma viagem escolhemos atrações, hotéis e restaurantes. Tudo do bom e do melhor, e não levamos em consideração as condições de vida que os cidadãos possuem.

Questões como a segurança, o serviço de saúde e a qualidade de vida dos moradores, por exemplo, estão entre os fatores primordiais para análise. Tudo isso deve ser pesquisado minuciosamente e observado de modo racional. Mas, vamos lá, comecemos pelas desvantagens:

morar na Itália

Desvantagens ao morar na Itália

Achar que morar em outro país é viver uma vida perfeita, pode ser um erro de principiante. Afinal, por mais que o cotidiano “pareça” um feed de Instagram, toda província tem seus prós e contras e saber identificar cada um desses pontos é essencial para decidir ou não morar na Itália.

Economia e desemprego

Para aqueles que pretendem morar na Itália, mas sairão do Brasil sem um emprego garantido, vale a pena pesquisar como está o mercado de trabalho na sua área, pois a economia do país vem sofrendo nos últimos anos.

A taxa de desemprego caiu no último mês, mas o país se vê com um futuro incerto após a crise que se instaurou com a pandemia. Se você pretende morar na Itália e não quer passar nenhum perrengue, considere a possibilidade de trabalhar fora da sua área de formação.

Desigualdade de gêneros

Por falar em trabalho, ainda existe uma grande diferença salarial entre homens e mulheres que executam a mesma função. Não que isso não aconteça no Brasil, mas se você que pretende morar na Itália busca por igualdade de gênero, é importante saber que essa é uma realidade distante do país. E não pense que isso ocorre somente nos grandes cargos, essa disparidade é ainda maior em cargos mais baixos.

morar na Itália desigualdade

Declínio demográfico

Sabemos que uma expectativa de vida alta significa que o país se preocupa com a saúde da sua população e oferece serviços que atendem a necessidade dela, porém, no caso da Itália o que é motivo de orgulho para o país também acaba sendo uma preocupação.

Isso porque, a Itália é um dos países com a maior população idosa do mundo, o que não seria um problema se o número de recém-nascidos não fosse cada vez menor. Então, para você que vai morar na Itália, saiba que o declínio demográfico é real no país e isso é um dado bastante preocupante quando se pensa no futuro dos italianos.

Custo de vida

Sabemos que considerar o custo de vida ao morar na Itália é relativo, afinal, tudo dependerá do seu estilo de vida e da região onde você provavelmente vai morar. Mas, de maneira geral, não adianta comparar seu gasto no Brasil na moeda local, com o euro. Para economizar, considere morar em áreas mais distantes dos grandes centros urbanos — e turísticos.

morar na Itália cizdade

Leia também:
Países da União Europeia, tudo o que você queria saber sobre eles
Como comprar um imóvel na Itália: custos e principais requisitos

Vantagens ao morar na Itália

Já que falamos sobre as desvantagens, que tal agora conhecer algumas vantagens de morar na Itália? A lista poderia ser enorme, mas listamos aquilo que achamos mais relevante para quem quer morar no país.

Qualidade de vida

Quem sai do seu país de origem para morar na Itália, procura muito mais que simplesmente conhecer outra cultura, quer qualidade de vida. Já falamos aqui que qualidade de vida é o conjunto de fatores que trazem uma condição melhor para os cidadãos, como segurança, saúde pública e educação, por exemplo. E nisso, a Itália dá um show com educação pública e serviço de saúde de tirar o chapéu!

Clima

Por estar localizada no centro do mar mediterrâneo, a maior parte do território italiano conta com o clima mediterrâneo que se caracteriza por ter verão seco e quente, e invernos amenos — condições bastante favoráveis para quem sai do Brasil para morar na Itália. Porém, as regiões que se distanciam da costa e aumentam a altitude sofrem outras variações climáticas, com inverno bastante frio (com a presença de nevascas) e verão fresco com chuvas frequentes. De maneira geral, a Itália possui clima para todos os gostos.

Viver bem e feliz

Os italianos sabem que o importante é viver bem e consideram as pequenas coisas da vida como essenciais. Ok, talvez você não encare como uma vantagem, mas quem sabe você seja “contaminado” por esse bom hábito+ quando passar a viver lá.

Beleza histórica

De canto a canto, o país é cheio de paisagens, monumentos e cenários incríveis, por isso, para você que pensa em morar na Itália, só sentirá tédio se quiser. Afinal, é lá que encontramos 70% do patrimônio histórico do mundo todo. É história que não acaba mais!

Então já sabe. Quando se trata de uma mudança tão importante assim, devemos pesquisar tudo, afinal, morar na Itália, assim como em qualquer outro país do mundo, é saber que nem tudo são flores — vai de você analisar o que mais te atrai no país e viver o melhor que ele pode te oferecer.

Gostou? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários, viu?!

Com imagens e informações de: IStock; Euro Dicas, Tua Itália, Post Italy, Notícias ao Minuto, Guia da Semana, BBC e Dinheiro Vivo.

Leia nosso blog