EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Vagas de emprego na Itália: por onde começar e como conquistar uma?

Já imaginou não apenas morar, mas conquistar um emprego na Itália? Um sonho não é mesmo?! Então venha ver algumas dicas que preparamos especialmente para você!

A Itália é um dos destinos mais buscados pelos brasileiros que desejam fincar residência no exterior. O mercado de trabalho, as opções de emprego na Itália, as vagas ofertadas e os salários são, com certeza, uma das primeiras coisas que você deve estar pesquisando se está de mudança para esse novo país. 

De forma geral, a taxa de desemprego na Itália ainda é alta, mais de 9,7% (dado de outubro de 2019), mas é uma das menores do país em oito anos. Então, com as informações certas, opções não faltarão!

Quer saber por onde começar? Então abaixo elaboramos algumas dicas para você conquistar o tão sonhado emprego na Itália.

Seja um imigrante legal

O visto de trabalho na Itália só é autorizado se o empregador apresentar um pedido específico de permissão, em um escritório de imigração. O documento custa 116€ e é obtido na Embaixada ou Consulado da Itália. Fique atento, pois o valor varia a cada trimestre com a taxa de câmbio.

Há três categorias para vistos de trabalho:

– Subordinato, concedido por vínculo empregatício;

– Autonomo, concedido a sócios de empresas, profissionais autônomos ou liberais;

– Stagionale, específico para trabalho sazonal.

Como turista, você não conseguirá trabalhar no país e caso esteja na Itália de forma irregular poderá ter que pagar multas e até mesmo ser deportado.

Quais são os empregos que estão em alta no país?

Para quem está chegando na Itália, uma boa possibilidade é procurar por vagas de demanda alta entre os empregadores, mas com baixa procura por parte dos italianos, pois mesmo em momentos de crise, eles tendem a continuar rentáveis.

Boa parte desses empregos na Itália são manuais como, por exemplo, padeiro, esteticista, artesão, costureiro, cozinheiro, marceneiro, encanador e mecânico.

Já o LinkedIn, há pouco tempo, publicou uma pesquisa onde abordou 300 gerentes de Recursos Humanos italianos. Entre os dados divulgados estão a maior parte da geração de empregos:
– Indústria 49%;
– Tecnologia da Informação e produção de software (45%);
– Tecnologia voltada para serviços (44%);
– Alimentos e bebidas (33%).

emprego na Itália

Leia também: 
Quanto custa estudar na Itália: universidades públicas x privadas
Como aprender italiano? Saiba mais sobre o melhor método

As vagas de emprego na Itália mudam conforme a região


Inegavelmente, cada cantinho da Itália é apaixonante, Roma, Veneza, Milão, Florença, mas é bom ter em mente que cada região lhe dará uma oportunidade diferente.

– O Norte do país por ser mais rico, por exemplo, possui a fama de ter mais empregos.
– Já em Roma grande parte das oportunidades estão relacionadas à tecnologia da informação e trabalhos manuais.
– Em Milão, por se tratar de uma cidade industrializada destacam-se as áreas de tecnologia da informação, comunicação, engenharia, exportação e importação, logística, vendas, comércio, desenvolvimento de aplicativos.

emprego na Itália milao

Alguns sites podem te ajudar nesse momento:

Indeed;

Clicca Lavoro;

Monster;

Info Jobs;

Cerco Lavoro;

Lavoro Corriere;

Neuvoo;

Adecco;

Gigroup;

Alispa.

Como são os salários para quem busca um emprego na Itália

Os salários variam de 1.000 a 3.000€, dependendo do nível de qualificação.

Comunicação é tudo

Seja qual for sua ambição para o futuro, um dos pontos mais importante na hora de arrumar emprego na Itália será o seu nível do idioma! Por isso, caso o italiano ainda não seja seu forte, o ideal é que comece a investir em algum cursinho.

Invista sempre em um currículo bem elaborado

Não adianta, essa será sempre uma das primeiras dicas para quem busca por um emprego, independentemente do lugar em que esteja. 

Ele deve ser todo elaborado na língua do país, é claro! Os italianos valorizam muito os profissionais que possuem essa habilidade. Invista na personalização para chamar a atenção dos recrutadores. Depois, lembre-se de ter clareza de informações, deixá-lo bem objetivo, completo, com os conhecimentos específicos 

e você estiver enviando os currículos por e-mail é sempre legal incluir uma carta de apresentação e até mesmo uma indicação de alguma empresa legal que já tenha trabalhado anteriormente.

Faça cursos! 

Fazer cursos técnicos, de graduação ou de pós-graduação que sejam voltados para a sua área de atuação poderão te garantir boas oportunidades no mercado de trabalho italiano. Isso sem contar que as instituições italianas são algumas das melhores do mundo para você que está pensando também em estudar.

Experiências anteriores são vistas com bons olhos

Com certeza, você possui alguma habilidade ou está preparado para um determinado emprego, então mostre para o recrutador. 

Algumas coisas somam muitos pontos no exterior, tais como já ter morado em outros países, ter feito algum voluntariado, ter participado de estágios de verão e ou até mesmo ter feito atividades extracurriculares durante sua formação.

Na Itália o networking é bem visto 

Na Itália, as empresas costumam confiar mais em indicações do que em currículos de desconhecidos. Dessa maneira procure ter bons contatos com seus colegas de turma, professores, conselheiros estudantis e qualquer outra pessoa que tenha experiência no segmento que você está buscando uma oportunidade. 

Uma dica superbacana é que em conversas sempre deixe explícito que está procurando um emprego na Itália, pergunte se podem escrever cartas de referência e, quem sabe até indicá-lo para uma vaga.

O que achou das nossas dicas? Agora você já está mais tranquilo para conquistar o tão sonhado emprego na Itália? Conta aqui para a gente nos comentários! 

Com informações de:
pesquisaitaliana.com.br;  cliccalavoro.it; cercolavoro.it; lavorocorriere.it;

Leia nosso blog