EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Delicie-se com receitas italianas para ceia de Natal

Cansado do velho e tradicional Peru, arroz à grega e salpicão? Inove neste Natal e sirva deliciosas receitas italianas para ceia de Natal!

Ah, está aberta a temporada das luzinhas na janela, do cheirinho de bolacha de mel pela casa e do famoso ho-ho-ho. Sim, o Natal está aí, falta menos de duas semanas para celebrarmos a data e tem muita gente por aí procurando por ideias de cardápio para servir na ceia de Natal. 

E se você já está cansado do velho e tradicional Peru, arroz à grega e salpicão, que tal inovar neste Natal e servir deliciosas receitas italianas para ceia de Natal? Confira deliciosas opções de pratos e surpreenda seus convidados com uma verdadeira explosão de sabores! 

Delicie-se: 4 receitas italianas para ceia de Natal 

Se fossemos enumerar todas as deliciosas receitas italianas para a ceia de Natal, essa seria uma tarefa sem fim, visto a variedade de pratos italianos que podem ser servidos na ceia de Natal. Abaixo, você confere opções de receitas para servir de entrada, prato principal e sobremesa. 

Entrada de bruschetta Romana

receitas italianas entrada

Ingredientes

– 1 pão italiano filão;

– 3 bandejas de tomate pêra;

– 100 g de aliche;

– 2 dentes de alho;

– 100 g de parmesão ralado;

– 1 xícara de folhas de manjericão;

– Azeite a gosto;

– Sal a gosto;

Modo de fazer

Aqueça o forno a 200˚C por 20 minutos. Corte o pão italiano em rodelas, esfregue o dente de alho. Leve o pão ao forno por 5 minutos para ficar levemente crocante. Corte os tomates ao meio, tempere com sal, azeite e folhas de manjericão.

Coloque os tomates temperados por cima da fatia de pão, com uma lasca de aliche, e um pouco de parmesão. Leve ao forno de 4 a 5 minutos e sirva ainda quente.

Servida a entrada, vamos aos pratos principais que vão abrilhantar a ceia. E para começar, claro que a lasanha não poderia ficar de fora da nossa lista de receitas italianas para ceia de Natal! Dá só uma olhada nessa delícia!

Receita de Lasanha Mamma Mia

receitas italianas lasanha

A lasagna é um dos destaques na ceia de Natal dos italianos, servida em diversos sabores e sempre faz muito sucesso na mesa das famílias italianas. 

Ingredientes

– 1kg de tomate;

– 1 colher (sopa) de extrato de tomate;

– Salsa e cebolinha;

– 1 cebola;

– Sal e pimenta (a gosto);

– 1/2kg de patinho moído;

– 200g de queijo muçarela;

– 200g de presunto;

– 2 dentes de alho;

– Vinagre;

– 1 folha de louro;

– Queijo parmesão ralado;

– 1 pacote de massa caseira para lasanha.

Modo de fazer

Recheio

Comece temperando a carne moída com um pouco de sal e pimenta, dois dentes de alho, vinagre e uma folha de louro. Refogue a carne e reserve. 

Molho

Em um liquidificador, junte os tomates crus cortados sem semente, a cebola, a salsa e a cebolinha e complete com água para bater. Despeje o molho batido em uma panela, acrescente a carne refogada e cozinhe por aproximadamente uma hora, até ficar consistente.

Massa

Pré-cozinhe a massa de lasanha por cerca de cinco a dez minutos, mexendo nos dois primeiros minutos para não grudar. Escorra e reserve para a montagem.

Montagem da lasanha

Em uma travessa, monte as camadas da lasanha na seguinte ordem: molho, massa, queijo e presunto e continue alternando. Salpique o queijo parmesão por cima e asse no forno por 30 minutos no fogo médio. Huuum, pensa nessa delícia!? 

Leia também:
[TOP 10] Os melhores doces italianos para você experimenta
7 comidas típicas da Itália que você precisa experimentar

E agora vamos a outro prato que também é uma das estrelas da ceia dos italianos no Natal: o bacalhau. Por lá, na noite do dia 24 de dezembro, a maioria dos italianos não come carne, mas sim peixe, e as carnes são servidas geralmente no almoço de Natal. Abaixo, você confere uma deliciosa receita de bacalhau à Vicentina, receita símbolo da cidade de Vicenza, na região do Vêneto. 

Baccalà alla Vicentina ou Bacalhau à Vicentina

receitas italianas para ceia de natal bacalhau

Ingredientes

– 1 Kg de bacalhau seco;

– 1 litro de de azeite extra-virgem;

– 3 a 4 anchovas;

– 1/2 litro de leite fresco;

– 200 g de farinha de trigo ( se precisar de mais use );

– 50 g de queijo tipo grana ralado;

– 1/2 Kg de cebola;

– salsa picada;

– pimenta-do-reino à gosto;

– Sal à gosto.

Modo de fazer

– Bata bem o bacalhau e coloque inteiro de molho em água fria, que deve ser trocada de 4 em 4 horas durante 2 a 3 dias. Feito o processo de dessalgue, retire a pele do bacalhau e abra no sentido do comprimento para retirar as espinhas. Feito isso, corte em pedaços quadrados do mesmo tamanho.

– Pique a cebola em cubos pequenos e refogue em uma frigideira com 1 copo de azeite.

– Acrescente as anchovas dessalgadas, desossadas e picadas em pedaços. Mexa e refogue por alguns minutos, desligue o fogo e adicione a salsa.

– Umedeça os pedaços de bacalhau com um pouco do refogado e passe na farinha. 

– Em uma panela, coloque uma camada do refogado e acima coloque outra camada de bacalhau enfarinhado. Cubra as postas com outra camada do refogado.

– Junte o leite, o queijo, o sal e a pimenta. Adicione o restante do azeite até cobrir bem os pedaços de bacalhau.

– Leve o bacalhau ao fogo bem baixo e deixar cozinhar por 4 1/2 horas rodando a panela levemente de vez em quando. Não mexa a panela com colher ou qualquer outro utensílio. 

– Está pronto! Sirva acompanhado de uma boa polenta de corte ou um pouco mais mole. 

E para finalizar a nossa lista de receitas italianas para a ceia de Natal, é claro que um docinho não poderia faltar, não é mesmo?

Receita de Pandoro

receitas italianas para ceia de natal pandoro

O Pandoro é a representação do Natal em um bolo doce e fofinho. Normalmente, a preparação do Pandoro é muito longa e complexa, mas hoje também é possível encontrar receitas mais simples e práticas de preparar, como a receita abaixo.

Ingredientes

– 200g de manteiga na temperatura ambiente 

– 4 gemas 

– 1 1/4 de xícara (chá) de açúcar 

– 1 pitada de sal 

– Suco de 1/2 limão 

– 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada 

– 2 colheres (sopa) de açúcar de baunilha peneirada 

– Raspas de um limão e uma laranja 

– 1 colher (sopa) de fermento em pó 

– 4 claras 

Modo de fazer

Bata na batedeira a manteiga com as gemas até a mistura ficar cremosa. Acrescente o açúcar e mexa por mais cinco minutos. Logo depois, acrescente a pitada de sal e o suco de limão. Bata apenas para incorporá-los.   

Acrescente, aos poucos, a farinha e o açúcar de baunilha. Junte as raspas de limão, de laranja e o fermento. Bata as claras e misture delicadamente à massa. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Depois de assado, desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro. 

Huuuuuum, impossível resistir à tantas delícias da bella Itália, não é mesmo? E você, já escolheu as receitas italianas para servir na ceia de Natal? Conte para gente nos comentários, queremos saber qual será o menu desta noite feliz!

Com imagens e informações: gnt.com.br; g1.globo.com.br; Pinterest

Leia nosso blog