EnglishItalianPortugueseSpanish

share

As mais bonitas estações de esqui da Itália para conhecer

O fim do ano chegou e, se você vai viajar nas férias, nossa dica é: aproveite a neve! E que tal conhecer as estações de esqui da Itália mais bonitas?

Nessa época do ano, muitas pessoas procuram como destino das férias as praias. Mas se você ainda está escolhendo seu destino, que tal passear pelas estações de esqui da Itália?

Muitas pessoas conhecem o país somente pela sua história, arte, gastronomia ou por seus vinhos. Mas, a verdade é que o país é cercado por alpes e montanhas em cidades supercharmosas que em sua maioria são tombadas pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

O destino é perfeito para os esportes de inverno. Não importa onde estiver: Milão, Veneza, Florença, Roma ou Nápoles… Você poderá pegar a estrada por poucas horas e aproveitar para conhecer as mais badaladas estações de esqui da Itália. Nós garantimos que serão dias cheios de atividades tanto para os iniciantes quanto para os profissionais, isso sem contar os maravilhosos resorts e spas.

Ficou com vontade de conhecer as estações de esqui da Itália? Abaixo nós te contamos um pouco mais sobre as oito melhores e mais belas. Vem ler!

As mais lindas estações de esqui da Itália

Confira abaixo uma seleção das mais belas estações de esqui da Itália

TRENTINO ALTO ADIGE

Extremo norte da Itália

Val di Fiemme e Fassa

Pagando a partir de 32 euros, você terá acesso a 9 áreas de esqui que oferecem 200 km de pistas para todas as habilidades. Lá você também terá facilidade de acesso até outras estações igualmente belas, além de conhecer encostas, florestas e lagos. A altura máxima que você encontrará será 1.500 metros.

Esse é o lugar onde acontece anualmente o torneio de esqui de fundo, também conhecido como esqui alpino. É também o local onde é realizada a famosa corrida de esqui de cross-country Marcialonga, de Moena a Predazzo. Para os amantes desse segmento do esporte existem 70 km de anéis.

Pelo mesmo passe você terá acesso a mais de 500 km de pistas no lindo cenário das Dolomitas, uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália.

estações de esqui na italia

 

Madonna di Campiglio

A vila, com pouco mais de mil habitantes, está localizada entre as Dolomitas, florestas e geleiras, sendo uma estação é paradisíaca, tranquila, simples e aconchegante. Possui uma arquitetura diferenciada uma vez que está próxima tanto da Áustria, quanto da Suíça e muitos locais para passear como cafeterias, bares, lojas e feiras.   

Com no máximo 1.550 metros de altitude, com temperaturas que chegam, em média, no inverno a -3,6º e no verão a 13,9ºC, esse é um dos locais mais procurados por quem gosta de praticar, entre as várias modalidades do esqui, o snowboard, além de contar com belas trilhas para esqui nórdico. Algumas de suas pistas são inclusive utilizadas para campeonatos, como o slalom especial da Copa do Mundo.

A área de esqui possui 150 quilômetros e 57 teleféricos. Seus percursos são ideais para os iniciantes ou para aqueles que já estão no nível intermediários. Por ser mais difícil de chegar lá, devido ao seu acesso um pouco mais complicado, o local fica lotado apenas na alta temporada entre Natal, Ano Novo e Páscoa. Sua diária pode variar de 37 a 42 euros, justamente na alta temporada.

estações de esqui na italia  campiglio

Leia também:
Youtube: 5 vídeos sobre dicas de viagem para a Itália
Fique por dentro: como tirar o passaporte italiano?

Estações de esqui da Itália: VALE DE AOSTA

Noroeste da Itália

 
Breuil-Cervinia

Na fronteira da Suíça com a Itália, a 2.050m acima do nível do mar e aos pés do famoso Monte Matterhorn, Cervina possui 11 quilômetros de pura emoção. O Monte Bianco, por exemplo, é a mais alta montanha com 4.810 metros de altura. Já o Monte Cervino é uma das montanhas mais fotografadas do mundo. O Monte Matterhorn, por sua vez, é o responsável por estampar o chocolate Alpino, dar formato ao chocolate Toblerone e por ser símbolo da Paramount Pictures.

 

Lá sempre há neve e, por isso, as instalações ficam abertas quase o ano inteiro. A região possui uma paisagem majestosa e suas encostas são localizadas em altitudes elevadas de mais ou menos 3.500 metros. Uma das estações de esqui mais equipadas da Europa oferece 69 pistas e 25 meios de elevação. O valor para desfrutar a diária é de 42 euros.

 

Para aqueles que são iniciantes no esqui ou que desejam curtir férias em família, essa é a estação perfeita. Porém, lá ninguém se sente excluído, os declives de dificuldade média e alta garantem pistas para todos!

estações de esqui na italia  cidade

Courmayeur

O Monte Bianco já citamos acima, mas o que não te contamos é que ele é conhecido como Teto da Europa e abriga a cidade de Courmayeur que faz fronteira com a França e com a Suíça. A temperatura varia entre -0,9ºC no inverno e 17ºC no verão.

 

Lá não é possível chegar de carro, mesmo assim o lugar é o destino certo de muitas pessoas durante os finais de semana por contar com lojas de grifes, sorveterias e artesanatos.

 

Esta é uma das menores estações quando a comparamos às Dolomitas, mas há grande variedade. O local, com cerca de 150 quilômetros de pistas de esqui, já possui uma tradição histórica e é o destino, principalmente, dos amantes do cross-country. Entre os esportes tradicionais do local podemos destacar o hockey, o palet e o biathlon.

estações de esqui na italia  coumayer

 

TOSCANA

Centro da Itália


Abetone

Você sabia que ao norte de Florença existe uma área de esqui muito acessível? Com 25 euros, por dia, você aprecia uma paisagem surpreendente que não deixa nada a desejar em comparação aos alpes.

 

As encostas com mais de 1.890 metros possuem mudanças contínuas de inclinação e contam com instrutores, o que permite que toda a família se divirta.

 

São 22 teleféricos e 22 pistas que possuem em torno de 50 quilômetros e estão divididas em áreas temáticas. O local é perfeito para descidas de trenó, cross-country, trekking, snowshoeing e snowmobiling.

estações de esqui na italia  pinheiros

 

VÊNETO

Nordeste da Itália

Arabba

Ligando quatro áreas das Dolomitas, a paisagem possui montanhas, planícies, pastagens e prados. São 40 pistas, com 63 quilômetros e mais de 1,600 metros de altura, que podem ser esquiadas inclusive no verão.

 

Por ali você também verá praticantes de outros esportes, como bike, montanhismo e caminhada. A dica é aproveitar os guias que ficam por lá e fazer o passeio da Grande Guerra pelo Col di Lana, símbolo da Primeira Guerra Mundial. Para aproveitar todas essas belezas o preço pode variar de 31 a 50 euros por dia.

06

 

Cortina d’Ampezzo

Há muito a se falar desta região. Primeiramente, ela é o paraíso dos esportes. Uma das pistas mais famosa é a Olimpia delle Tofane, que é sede das da Copa do Mundo Feminina de esqui. É lá também que está situado o estádio olímpico de inverno e onde acontecem muitos passeios de moto de neve.

 

Essa é uma das 12 estações do complexo do Dolomiti, possibilitando que você possa esquiar em todas as estações que são interligadas. Alguns dos alpes possuem mais de 3.200m de altura e as pistas sinuosas são destinadas a esquiadores iniciantes e intermediários. Para poder esquiar a diária varia de 38 a 44 euros.

 

Além disso, nesta província de Belluno, o vilarejo conhecido como Rainha dos Dolomitas, é o único a integrar o Best of the Alps, associação que reúne os 12 destinos alpinos clássicos com montanhas espetaculares.

 

Todos esses motivos fazem com a cidade seja uma das mais procurados por personalidades e turistas durante o inverno europeu (que pode chegar a temperaturas entre -6,8ºC a 3,4ºC). O lugar histórico possui uma das melhores gastronomias, flora e fauna típicas, uma vida noturna mais agitada e ótimas lojas.

07

 

Estações de esqui da Itália: PIEMONTE

Norte da Itália

Sestriere

Próxima a Turim, o local conta com 400 quilômetros, cerca de 150 pistas e um grande preparo para aqueles que desejam esquiar a noite. O preço? Por apenas 34 euros é possível esquiar em todos os locais.

 

Esta área Via Lattea é famosa por causar muita adrenalina devido a suas inclinações extremamente difíceis, onde muitos já conquistaram medalhas olímpicas. Contudo, suas diversas áreas oferecem encostas para todos os níveis.

 

Para os esportistas que gostam de downhill, esqui em estilo livre, é possível visitar a pista Kandahar Banchetta Giovanni Nasi, onde a Copa do Mundo foi realizada.

08

 

E você, já decidiu onde irá passar as próximas férias? Conta pra gente por qual dessas estações de esqui da Itália você gostaria de conhecer!

 

Leia nosso blog