EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Fique por dentro: como os italianos celebram o ano novo

Cinco, quatro, três, dois, um! Opa, 2020 ainda não chegou, mas nosso post se adiantou e está recheado de informações para quem quer saber como os italianos celebram o ano novo!

O ano passou muito rápido e o que não faltou aqui no blog foi dica da boa para você ficar por dentro de um pouco de tudo o que diz respeito a cidadania italiana, a vida na Itália e várias dicas e curiosidades sobre tudo o que cerca este universo. 

E logicamente, não poderíamos terminar 2019, sem te contar como os italianos celebram o Ano Novo. Seja por pura curiosidade, para quem está programando férias para o país da bota nesta época ou para quem já tirou a cidadania italiana, quer morar fora e já sonha em iniciar um novo ano por lá, a gente vai contar um pouquinho sobre como é o réveillon em diversas cidades do país.  Confira tudo e depois conta nos comentários o que você achou! 

ano novo italia

Como é comemorado o Ano Novo na Itália?

A celebração do Ano Novo na Itália não é muito diferente do Brasil no que se refere a reunir a família e os amigos para celebrar em torno de uma mesa. As comidas servidas na ceia também incluem lentilhas e carne de porco, mais especificamente um embutido chamado cotecchino e zampone, que é a pata dianteira do porco recheada com carne.  

Quanto às roupas, ao contrário do Brasil, nada de branco! Por lá, a tradição é de vestir roupas íntimas vermelhas na véspera de Ano Novo para ter sorte e muito amor no próximo ano. 

Com relação às festas, no dia 31 acontecem shows ao ar livre com música, apresentações e fogos de artifício! Além disso, são realizadas diversas festas privadas com jantar e baile nos hotéis e restaurantes. 

2019-2020: como os italianos celebram o ano novo pelo país

Confira como é o réveillon em algumas das principais cidades da Itália.

Ano Novo em Veneza

O réveillon na cidade dos apaixonados tem o tradicional beijo coletivo, na Praça São Marcos, e um concerto no Teatro la Fenice. À meia-noite acontece a queima de fogos que ilumina e enche de cores a Praça São Marcos. 

como os italianos celebram o ano novo

Ano Novo em Milão

A festa em Milão acontece nas praças, como na Piazza Duomo, Piazza Castello e Piazza Affari, com muitos concertos de música ao vivo, shows de luzes e cores e performances de dançarinos e acrobatas. Além disso, diversos eventos teatrais estão programados no Teatro La Scala.

como os italianos celebram o ano novo milao

Réveillon em Florença

Em Florença, a festa também acontece nas praças, com diversos shows gratuitos. Na Piazza della Signoria, danças e acrobacias serão realizadas, além das instalações de luz do Florence Light Festival, que este ano leva o nome de Moon F-light. Já na Piazza Duomo e o sagrado acontecerá uma apresentação de música gospel e de jazz na Piazza San Lorenzo. 

como os italianos celebram o ano novo florença

Ano Novo em Roma

É claro que a capital da Itália não poderia ficar de fora da nossa lista de como os italianos celebram o Ano Novo. Por lá, a virada do ano será celebrada em grande estilo, com uma festa com diversos cantores, atores de teatro e artistas visuais italianos e internacionais.  

Além disso, haverá diversas opções de festas em hotéis, restaurantes e discotecas e a diversão está garantida!

roma

Réveillon em Nápoles

Em Nápoles, diversos cantores locais se apresentam em um show gratuito na Piazza del Plebiscito. À meia-noite uma queima de fogos é realizada no Castel dell’Ovo. À beira-mar, entre a via Caracciolo e a via Partenope, com djset para dançar até o amanhecer. Também é possível participar da grande discoteca ao ar livre no Lungomare.

capodanno italia

Já deu para perceber que o que não faltam são opções divertidas por toda Itália e também para saber um pouco mais sobre como os italianos celebram o Ano Novo. E você, tem uma cidade italiana predileta que gostaria de passar o réveillon? Conte para gente nos comentários, queremos saber!

Ah, e claro, boas festas e buon anno!

Com imagens e informações: Pinterest; eventbrite.com.br/d/italy; capodannissimo.com; eventicapodanno.com/eventi-imperdibili-capodanno-italia/

Leia nosso blog