EnglishItalianPortugueseSpanish

share

7 comidas típicas da Itália que você precisa experimentar

Vem com a gente conferir o post de hoje e saber mais sobre 7 comidas típicas da Itália, tá de dar água na boca!

Ah, e no post de hoje nós vamos viajar através do maravilhoso mundo da gastronomia! E claro que o nosso destino final não poderia ser diferente: la bella Itália! Sim, porque vamos combinar, ô terrinha que criou pratos que estão na lista dos mais saborosos deste mundão de Deus!

É óbvio que o melhor mesmo seria se deliciar com as comidas estando lá, mas, enquanto muita gente ainda está por aqui, pode ser aguardando o processo de cidadania italiana ou organizando a sua viagem, pode começar ao menos ao sonhar com os pratos e os lugares maravilhosos para degustar essas delícias. Vem com a gente conferir o post de hoje e saber mais sobre 7 comidas típicas da Itália, tá de dar água na boca!

Delicie-se: 7 comidas típicas da Itália

Se a gente for parar para listar todas as delícias gastronômicas da Itália, ah, nós não vamos terminar nunca este post! Por isso, para começar listamos 7 das principais comidas típicas da Itália. Dá só uma olhada nas delícias abaixo!

Carpaccio

Para começar a nossa lista de comidas típicas da Itália, vamos com uma entradinha italianíssima, um dos antepastos mais queridos da Itália, o carpaccio. Este prato é preparado com fatias bem fininhas de carne bovina crua, normalmente servido com lâminas de queijo italiano e azeite de oliva. 

comidas típicas da italia carpaccio

Esta entrada foi criada na década de 50, pelo restauranteur Giuseppe Cipriani, dono do Harry’s Bar, em Veneza. O prato recebeu este nome em homenagem ao pintor renascentista Vittore Carpaccio, que usava muito a cor vermelha em suas pinturas. 

Lasagna

Seguimos com os pratos principais, com um dos mais amados pelos brasileiros, a lasanha. Lembrando que a paternidade da lasanha quase foi motivo de uma crise diplomática. Isso porque a Inglaterra, baseada na obra The Form of Cury, um livro de receitas escrito por cozinheiros a serviço do rei Ricardo II, em 1390, menciona uma receita chamada loseyns, que se pronuncia ‘lasan’, e que alterna camadas de uma massa de cereal não identificado, ‘bom’ caldo, especiarias como canela e açafrão e queijo ralado. Um prato que é montado como a lasanha, mas que não leva carne nem tomate. Logo, os italianos se revoltaram e reafirmaram aos quatro ventos que a lasanha é um prato italianíssimo sim senhor! 

Tradicionalmente, na Itália, lasanha significa folhas de massa fresca feitas com farinha de trigo e ovos, intercaladas com molho bechamel – que é o molho branco, farinha e manteiga, ragù – um molho que mistura carne bovina e de porco e lascas de queijo parmiggiano-reggiano. Uma perdição!

Comidas típicas da Itália: Polpettone

Os primeiros registros do polpettone são do século XV e o prato parece ter surgido para aproveitar as sobras de carne -vitelo, boi, porco e o que mais tivesse. Para preparar o polpettone, além das carnes, adicionava-se ervas, especiarias e pão amanhecido, tudo isso para garantir uma refeição substanciosa. 

comidas típicas da itália polpetone

E como uma das características da Itália, as receitas acabam ganhando seu toque personalizado, de acordo com cada região, com as receitas de polpettone não seria diferente e elas podem variar bastante, tendo recheio de queijo, ovo e presunto, pinoles, uva passa e até salame e linguiça.  

 

Leia também:
10 de julho – Dia da Pizza: quais são as pizzas mais pedidas na Itália?

 

Risotto

Risoto significa pequeno arroz e a sua versão mais famosa, o risotto alla milaneses, foi criado em Milão, no ano de 1574, pelas mãos do mestre Valério de Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral Duomo di Milano.

Essa receita leva apenas o arroz, manteiga e cebola, vinho, caldo, açafrão e o parmesão. Tudo muito simples para um prato muito saboroso!

Pizza é mais uma das comidas típicas da Itália

É claro que a nossa amada pizza não poderia ficar fora da nossa lista de comidas típicas da Itália! Agora, para quem o sabor predileto é frango com catupiry ou ainda as mais exóticas, carne seca com cheddar ou os sabores da casa que levam tudo e mais um pouco vão se decepcionar. Sim, isso porque estes sabores são criações brasileiríssimas. Na Itália, as versões de pizza são muito mais simples e não menos saborosas. 

comidas típicas da Itália pizza

E ao contrário do que muita gente pensa, a pizza não é uma criação italiana, lá ela foi apenas aprimorada. Há registros de 6.000 anos, onde egípcios e hebreus já comiam uma massa similar a da pizza feita de água e farinha, mas não levava molho nem recheio. 

Assim que essa massa chegou à Itália, mais precisamente em Nápoles, ela ganhou carne, cebola, azeite e ervas. Alguns colocavam tomate, um novo ingrediente recém-chegado da Espanha, daí a origem do molho que banha a massa. Uma verdadeira delícia que conquista milhares de estômagos e corações até os dias de hoje.

Cannolo

E de sobremesa, para completar e adoçar a vida, nada melhor do que um legítimo Cannolo, o Canoli que conhecemos por aqui!

Este doce delicioso nada mais é do que um canudo de massa frita recheado com creme de ricota feito com leite de cabra e que pode ser incrementada com uma infinidade de ingredientes que vão desde o pistache até o chocolate, passando pelas frutas cristalizadas e casca de laranja. 

Limoncello

E para finalizar deliciosamente a refeição e a nossa lista das 7 comidas típicas da Itália, que tal um licor de limoncello? Nunca ouviu falar?

Limoncello é um licor doce de limão siciliano, produzido no Sul da Itália, feito à base de limão, água, açúcar e álcool. Nascido no início do século XX, sua autoria é disputada entre as regiões de Sorrento, Amalfi e Capri.

Nossa, não tem como não ficar com água na boca, não é mesmo? É muita delícia em um post só! E isso é apenas uma amostra para te dar um gostinho de todas as comidas típicas da Itália que você pode experimentar, hein? 

Volta e meia a gente vem aqui para mostrar um pouco mais das delícias do país da bota e suas maravilhas gastronômicas. E você, tem mais sugestões de comidas típicas da Itália para contar pra gente? Escreve nos comentários, queremos saber! 

Com informações e imagens: revistacasaejardim.globo.com; mdemulher.abril.com.br; ansabrasil.com.br; Pinterest

Leia nosso blog